SIGA O
Correio Braziliense

Mudança de trajeto do Suvaco da Asa será explicada pelo Ministério Público

A retirada do evento da área pública do Cruzeiro e do Setor Sudoeste, onde tradicionalmente era realizado o carnaval de rua, passará a ser no gramado da Funarte

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/01/2016 11:55

A polêmica da mudança do trajeto do bloco carnavalesco Suvaco da Asa chegou ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Na próxima segunda-feira (18), o órgão irá esclarecer a população, em uma reunião aberta ao público, os motivos da alteração do trajeto do bloco. O encontro, agendado para as 14h, na Sede do MPDFT, será conduzido pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e contará com as presenças dos diretores do bloco e representantes do Governo do Distrito Federal (GDF).

A retirada do evento da área pública do Cruzeiro e do Setor Sudoeste, onde tradicionalmente era realizado o carnaval de rua, passará a ser no gramado da Funarte e receberá a infraestrutura necessária para receber o folião. A alteração se deve ao compromisso firmado entre a diretoria do bloco, as administrações regionais do Cruzeiro e do Sudoeste e o Ministério Público, diante do aumento do número de foliões que, em 2015, chegou a cerca de 80 mil. Tal volume superou, consideravelmente, a capacidade máxima de público autorizada pelo alvará, expedido pela administração regional, com previsão de público máximo, pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, de aproximadamente 20 mil pessoas.

A mudança não agradou a todos os foliões, que em redes sociais se manifestam pedindo que o bloco não saia do Cruzeiro. Mas também quem considere a mudança crucial e importante para o bem-estar dos moradores, que deixarão de sofrer com o fechamento das quadras e os transtornos resultantes da passagem do grande volume de pessoas pelas ruas estreitas, sem estacionamento nem calçadas.

Vale lembrar que a Lei nº 5.281/2013 determina que eventos e atividades recreativas com mais de 30 mil pessoas sejam realizadas em local aberto, sem cercamento, onde se possam oferecer ambulâncias para atendimento médico e equipes de segurança. As condicionantes legais para o licenciamento do evento, previstas nessa lei distrital, reforçam a necessidade da mudança do trajeto do bloco.


Serviço:
Reunião aberta ao público – Novo trajeto do Bloco Suvaco da Asa
Data: 18/1
Horário: 14h
Local: Sala de Treinamento nº 2 da Sede do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti
 
Com informações MPDFT
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.