Suvaco da Asa será animado por três atrações musicais

Em seu décimo ano, bloco de frevo será realizado no sábado (23), com nova estrutura e maior número de atrações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/01/2016 11:01

Ed Alves/CB/D.A Press

Em seu décimo primeiro desfile, Troça Carnavalesca Mista (TCM) Suvaco da Asa estreará novo circuito, na Funarte, no Eixo Monumental. A área foi escolhida por ser mais ampla, ter maior oferta de estacionamento e causar menos impacto ambiental e sonoro nas zonas residenciais do Distrito Federal, por meio de acordo com o Ministério Público. A folia pernambucana começará às 10h do próximo sábado (23 de janeiro) e está prevista para se estender até 22h.

Outra novidade é o percurso, 300 metros mais longo do que o anterior. Após se concentrar no gramado da Funarte, o bloco fará um trajeto de 2,3 quilômetros pelo asfalto do Eixo Monumental, passando pelas proximidades do Estádio Nacional Mané Garrincha, do Parque da Cidade e da Torre de TV, até retornar ao ponto de partida. A programação do Suvaco não se encerra após o desfile. Ao transferir a festa para uma área não residencial, a troça carnavalesca poderá estender a folia. Este ano, após o tradicional giro da Orquestra Popular Marafreboi, bandas brasilienses se apresentarão em um palco, montado na concentração do Suvaco.


Rômulo Juracy/Esp. CB/D.A Press - 31/1/15

A partir das 10h, o Suvaquinho abrirá a festa, com apresentações musicais, brinquedos infláveis, pintura de rosto e atividades recreativas. O bloco percussivo Patubatê fará uma oficina de instrumentos musicais a partir de material reciclável com a criançada presente. Realizada na escola Vivendo e Aprendendo, a oficina Vivendo e Batucando, que dissemina os princípios do maracatu, também fará uma participação na ala infantil do bloco. Novidade do Carnaval do ano passado, a Orquestra Camaleônica do Calango Careta mostrará sua performance para garotada, com direito a uma visita do mascote do bloco. Diversos bloquinhos da cidade entrarão na folia matinal.

Às 13h, terá início a concentração para o desfile, comandado pela Orquestra Popular Marafreboi, orquestra brasiliense de frevo, maracatu e ritmos regionais, que acompanha o bloco desde 2010. Em seguida, diversas atrações se sucederão no palco: Marafreboi, Martinha do Coco e Emília Monteiro completam a maratona suvaqueira deste ano.

Conheça os artistas que se apresentarão no Suvaco da Asa 2016:

Marafreboi
Formada por 17 músicos e cinco bailarinos, a orquestra, que tem no sopro a sua base, é o principal projeto, do Centro Oeste, a resgatar as matrizes musicais da cultura popular. Liderado pelo mastro Fabiano, o grupo já rodou capitais brasileiras para mostrar suas interpretações de frevos, maracatus, sambas, cirandas, xaxados, carimbós, catiras e diversos ritmos.

Emília Monteiro
Amapaense de nascença, a cantora criada em Brasília resgata os ritmos amazônicos tradicionais em seu estado e mistura a uma sonoridade paraense. Ela já dividiu palco com grandes nomes da música paraense, como Dona Onete e Lia Sophia e seu disco, Cheia de Graça, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2014 e elogiado por blogs especializados.

Matinha do Coco
Criada em Recife, perto de D.Selma do Coco e Lia de Itamaracá, Martinha ajudou a disseminar a tradição deste gênero musical nordestino no Distrito Federal. Cantora e compositora formada nas ruas e feiras do Distrito Federal, ela sempre buscou inspiração em fatos do seu cotidiano. Considerada Mestre de Cultura, a pernambucana mantém uma troca fértil com outros artistas de cultura popular, mas não tem medo de se aventurar e estabelecer parceria com representantes de diferentes gerações e gêneros musicais.


Programe-se


Suvaco da Asa 2016

Dia: Sábado, 23 de janeiro de 2016

Local: Funarte, Eixo Monumental

10h às 13h - Suvaquinho da Asa (bloco infantil com atrações musicais e lúdicas)

14h - Desfile do bloco com a Orquestra Popular Marafreboi

17h às 22h – Apresentações de bandas no palco do Suvaco da Asa

Classificação Indicativa: livre

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.