Noticias

Primeiro Suvaco na Funarte é marcado, além da diversão, por chuva e lama

No Cruzeiro, o bloco dissidente também fez a festa e não se incomodou com a chuva

Juliana Contaifer, Vinicius Nader, Jéssica Gotlib
postado em 23/01/2016 19:50
No Cruzeiro, o bloco dissidente também fez a festa e não se incomodou com a chuva

Após a confusão e os protestos contra a mudança de lugar do Suvaco da Asa, o bloco fez sua estreia no Eixo Monumental neste sábado (23/1) e atraiu mais de 50 mil pessoas. Por causa da chuva, um dos geradores apresentou problema e atrasou um dos shows em uma hora. Os organizadores tentaram pedir mais tempo de evento à Secretaria de Cultura, mas não obtiveram resposta. "O nosso maior compromisso é com os foliões para entregar a programação prometida", disse Pedro Moreno, que faz parte da organização do Suvaco. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública não liberou a área para mais uma hora de show e a Polícia Militar mandou encerrar o evento às 22h15.


A festa começou por volta de 14h, com um público ainda tímido, mas que logo começou a aproveitar as bandas que se apresentaram no local. Por volta das 15h, um dos organizadores pediu ajuda aos céus para que não chovesse, no entanto, não teve jeito. A chuva caiu forte na Funarte e levou boa parte dos foliões para debaixo da marquise, próximo ao Clube do Choro.

Com a chuva, o gramado do Eixo Monumental virou lama, mas nada que impedisse a festa de alguns foliões que aproveitaram para se sujar -- no melhor estilo propaganda de sabão em pó. Por causa da bagunça, alguns foliões deixaram a festa na Funarte e foram para o Cruzeiro, onde um grupo de dissidentes fez o tradicional Suvaco (leia abaixo). Foi caso de João Pedro, Cássio e Caio Pocceschi e Alessandro Soares. "Estava um lamaçal danado. Aqui está melhor", disse Alessandro. "Lá estava cheio, mas muita gente foi embora por causa da chuva", comentou Caio.

[VIDEO1]

Teve quem, no entanto, se precaveu e organizou tudo para fugir da chuva. O educador físico Cleriston Rios mostou um camarote na Funarte e armou uma tenda para 150 pessoas. "Sempre chove no bloco. Então trouxemos a tenda e as camisetas para o pessoal", disse. Por volta das 17h, a chuva passou, mas a lama continou e a folia também. Foi a vez da Marafreboi entrar na festa.

No Cruzeiro, o bloco dissidente também fez a festa e não se incomodou com a chuva

Com o fim das chuvas, os foliões voltaram a se concentrar no Suvaco e ocuparam todas as seis faixas da via S1. Isso obrigou o Batalhão de Trânsito a desviar os carros para o Autódromo. Até as 19h45, a Polícia Militar estimava um público de 45 mil pessoas aproveitando a festa.

A festa está programada para ir até as 22h no Eixo Monumental. Não houve registros, até o fechamento desta matéria, de furtos ou qualquer tipo de violência.

No Cruzeiro, o bloco dissidente também fez a festa e não se incomodou com a chuva

No Cruzeiro
Enquanto isso, na região original do Suvaco da Asa, o Cruzeiro, o grupo que não concordava com a mudança de local do bloco estimava ter cerca de 1,5 mil pessoas no evento. A chuva que caiu por lá não desanimou o pessoal. Solange Porcidônio estava empolgada. "Prefiro aqui no Cruzeiro. Tenho certeza que ainda vai lotar", disse.

Ambulantes aproveitaram a chuva e começaram a vender capas de chuva no Cruzeiro. A ambulante Rosa Maria foi da Funarte para o Cruzeiro por causa da chuva. "Aqui vou vender mais", acredita. A espuma é o item que teve mais saída: "as pessoas gostam de jogar umas nas outras".

Também por causa da chuva, a organização desistiu de levar o bloco até a Aruc. "A chuva apertou logo nesse horário. Por isso, atrasou. Agora ficaremos por aqui", afirmou Francisco Nenem. A festa no Cruzeiro prossegue animada, com previsão para terminar às 22h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação