SIGA O
Correio Braziliense

Opções do pré-carnaval incluem blocos tradicionais e estreantes

Galinho de Brasília, Falta Pouco, Samba na Peleja e Galo Cego estão entre as atrações da folia brasiliense que já começa a animar e a colorir as ruas da cidade, hoje e amanhã

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/01/2016 10:28

Bruno Peres/Ed Alves/CB/DA Press - Outro Calaf/Divulgação


O carnaval já começou e, neste fim de semana, ao menos 12 blocos desfilam na cidade. Alguns são estreantes na folia. É o caso do Desodorante da Asa, que faz concentração hoje, em frente ao Quiosque do Codorna, local onde antes era o ponto de encontro do tradicional bloco Suvaco da Asa — que se mudou para o Eixo Monumental.

Em seu primeiro desfile, o bloco Fio Desencapado é uma evolução da Bateria Furiosa, que ensaia no estacionamento 10 do Parque da Cidade há três anos. O nome é uma homenagem a Fio de Castro, mestre de bateria do grupo.

O presidente Mario Mitre, conta que o bloco não recebeu nenhum patrocínio público ou privado. Mas garante que haverá a infraestrutura necessária.“Teremos banheiros, carro de som, passistas. Conseguimos graças aos nossos sócios e aos eventos que fizemos para arrecadar dinheiro no ano passado”, afirma.

O bloco dos Thutankasmona promete um carnaval temático, com referências ao Egito antigo e muito respeito à diversidade sexual. O grupo faz a sua segunda contribuição para o carnaval de rua de Brasília e promete um repertório de músicas da cultura popular brasileira, principalmente do norte e nordeste. A organizadora Mariana Miranda acredita que, com a Lei do Silêncio, o bloquinho será uma boa opção para quem busca a folia.“Esperamos que a população perceba que as ruas são partes orgânicas da cidade e todos têm direito a elas”, completa.

PROGRAMAÇÃO

Hoje

DESODORANTE DA ASA

Alguns moradores vão se reunir no mesmo lugar em que o Suvaco da Asa se concentrava. Na primeira edição, também haverá show da bateria da Aruc e do grupo Kanella de Cobra.
Local: Quadra 10 do Cruzeiro Velho, em frente ao Quiosque do Codorna
Horário: 9h às 12h (bloco infantil) e das 12h às 18h (bloco adulto)

GUGU DADA
Após três anos da estréia, teve seu nome inspirado na fixação do bebê pela chupeta e nos Deputados que “choram” no Plenário. O grupo sempre se apresenta na Praça Metropolitana.
Local: Praça Metropolitana do Núcleo Bandeirante.
Horário: 10h.

GALO CEGO
Desde 1988, um grupo de amigos se reúne para celebrar o Carnaval e em 2015, o bloco gravou seu primeiro CD autoral. Em 2016, eles prometem uma folia regada ao som de sambas, samba-rock, marchinhas e MPB.
Local: Setor Bancário Sul, quadra 2
Horário: 13h

ENCOSTA QUE CRESCE
Em seu 2º ano de desfile, o bloco promete “abrir alas” para o Carnaval de Brasília. Entre as atrações confirmadas, estão Batukenjé Show e o Grupo Doce Segredo.
Local: Estacionamento Funarte
Horário: a partir das 14h

SAMBA DO PELEJA
Pelo 4º ano consecutivo, o Samba do Peleja vai se reunir na Praça dos Prazeres com a intenção, segundo o bloco, de levar alegria, liberar as fantasias e colorir a cidade.
Local: Praça dos Prazeres - Comercial da quadra 201/202 da Asa Norte
Horário: 14h

PRÉ-CARNAVAL NA ASA NORTE
Apresentação dos blocos Pacotão, Raparigueiros, Baratona, Galinho de Brasília, Baratinha, Asé Dudu, Menino de Ceilândia e Mamãe Taguá. O desfile terá também trio elétrico, shows e bonecos gigantes.
Local: Comercial Norte 302/303
Horário: 16h

BLOCO DOS THUTANKASMONA
No Carnaval de 2016, o bloco confirmou a presença de Pati Merenda, Tâmara Maravilha, Pedro Moura e Medro Pesquita. Neste ano,
o desfile será próximo ao Teatro Nacional
Local: Área externa do Teatro Nacional
Horário: 16h

Domingo

FALTA POUCO
Fundado em 2011, é uma ideia antiga de um grupo de amigos. Promete reunir marchinhas, sambas, maxixes, frevos e maracatu na quadra da Asa Norte.
Local: Comercial da quadra 201/202 da Asa Norte.
Horário: 14h.

EIXÃO 44
O bloco promete um Carnaval limpo e consciente. Com campanha de prevenção às DST’s e à crimes de violência sexual, o grupo irá distribuir kits
aos 500 primeiros foliões com preservativos.
Local: Eixão Norte, na altura da quadra 107
Horário: 15h

CAFUÇU DO CERRADO
Desfilando sempre no Setor Bancário Norte, o bloco contará com orquestras que tocam frevos, marchinhas de carnaval e outras músicas típicas.
Além disso, o brega estará presente na festa.
Local: Setor Bancário Norte, quadra 2.
Horário: 15h.

BLOCO FIO DESENCAPADO
Desfilando pela primeira vez, o bloco, que é a Evolução da Bateria Furiosa, promete tocar apenas samba-enredo. Serão 80 ritimistas e a estrutura contará com banheiros químicos e apoio da Polícia Militar.
Local: Setor de oficina do Sudoeste
Horário: 17h

BLOCO LIBRE
Em seu 3º ano, a programação do bloco conta com os DJ’s Tamnoá Tambores, o Gupo de Dança Charme em Movimento DF, os blocos Pimenta no Cunha dos Outros e Bloco Todo Carnaval Tem Seu Fim e a Orquestra Fanfarraráônica de Música Libre ( interação multicultural entre artistas e músicos)
Local: estacionamento da Funarte, no Eixo Monumental.
Horário: 12h.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.