Carnaval2018

Amantes do axé e do frevo, brasilienses curtem a folia em Salvador e Recife

Os trabalhos para a época são feitos com antecedência, com busca pela passagem aérea, hospedagem e roteiro de atividades

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 06/02/2018 06:00
Luísa Silveira:

O carnaval é um feriadão aguardado por muitos brasileiros, que esperam o ano todo para entrar no ritmo dos blocos, das escolas de samba e dos trios elétricos. É uma paixão planejada, todos os preparativos são traçados cuidadosamente para evitar imprevistos, e não fazer feio no momento de vestir as fantasias ou abadás.

André Levino Furtado, de 32 anos, morador de Taguatinga, há quatro anos tem a tradição de viajar para Salvador. De acordo com o servidor público, foi amor à primeira vista com a folia da capital baiana, tanto pelo estilo das músicas que tocam nos trios quanto pela identidade histórica da cidade. ;Sou apaixonado pelo axé, característico do carnaval de Salvador. Também admiro a religiosidade afro-brasileira, que é visível na vida dos baianos. Acredito que toda essa mistura faz o carnaval de Salvador ser o que ele é;, afirma.

Os trabalhos para a época são feitos com antecedência, com busca pela passagem aérea, hospedagem e roteiro de atividades. Em março de 2017, ele e os amigos começaram a pagar o hotel e a viagem, tudo para não ocorrer surpresas em cima da hora.

;Os preparativos duram o ano todo, porque é um pacote caro. Por isso, fico de olho para aproveitar as promoções e pagar antes de chegar a época de viajar, assim não fica tão pesado. Além do mais, também não fico endividado;, argumenta.
Pronta para o suingue

André Levino: fã de axé, preparou a viagem para Salvador nos mínimos detalhes

A psicóloga Luísa Silveira Leiro, de 27 anos, moradora da Asa Norte, também fascinada pela folia, está com as malas prontas para entrar no suingue do axé de Salvador, a partir de amanhã. A estadia será em um apartamento, ao lado de outras amigas, tudo para aliviar o bolso. ;Meu pai é baiano, então, desde pequena tive contato com o axé, que é meu estilo musical favorito. Quando adolescente, ia também a muitas micaretas. Tudo isso alimentou em mim o sonho de passar o carnaval em Salvador;, relata.

O professor Flávio Sousa, de 40 anos, morador de Taguatinga, tem como destino Recife. ;Sou apaixonado pelo carnaval desde os meus 18 anos. Passei ao menos 15 anos viajando para locais fora de Brasília. O que mais gosto dessa época é a possibilidade de conhecer gente e lugares novos, ir às festas, me vestir conforme a data, e, claro, as músicas. Tudo isso me motiva;, diz.

Entre os lugares visitados, estão Porto Seguro e Espírito Santo. Todavia, no próximo dia 7, será a primeira vez que ele festejará no estilo pernambucano. ;A expectativa é enorme. Visitarei Olinda para participar dos blocos de rua tradicionais, mas o meu foco maior são os camarotes;, diz. ;Como sou uma pessoa bastante eclética, para mim, não importa o ritmo que estiver tocando, eu aproveito do mesmo jeito. Não existe tempo ruim;, finaliza.


Qual é o melhor de Brasília?


Em mais um ano, o Correio Braziliense premia os destaques da folia candanga com o Troféu #CBfolia2018, com o patrocínio do Big Box. Na primeira edição, Galinho de Brasília, Baratona e Suvaco da Asa receberam o prêmio por terem sido os blocos mais votados pelos leitores e o Babydoll de Nylon recebeu o troféu concedido por uma comissão julgadora do Correio. No segundo ano, a premiação foi para os blocos Babydoll de Nylon, Eduardo e Mônica e Raparigueiros, com menção honrosa ao Divinas Tetas. O prêmio de 2018 contará com uma enquete popular e uma comissão julgadora para eleger os quatro melhores blocos do carnaval de Brasília. A votação on-line é de 10 a 14 de fevereiro pelo site www.correiobraziliense.com.br/carnaval2018. Participe e poste nas redes sociais utilizando a hashtag #CBfolia2018. Que vençam os mais animados!

Veja a programação completa no site doCorreio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação