Carnaval2018

Com enredo sobre corrupção, Beija-Flor é campeã do carnaval do Rio

Escola de Nilópolis alcançou 259,6 pontos e conquistou seu 14º título

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/02/2018 16:59
Carro alegórico da Beija-Flor no carnaval de 2018
A Beija-Flor é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Durante a apuração, realizada na tarde desta quarta-feira (14/2), a escola de Nilópolis alcançou 259,6 pontos e conquistou seu 14; título.

A agremiação falou de corrupção na avenida. Com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu;, a Beija-Flor fez um paralelo entre o Frankenstein, de Mary Shelley, personagem que está completando 200 anos, e os "monstros nacionais": a corrupção, as agressões à natureza, o uso indevido de impostos, as disparidades sociais.
A escola apostou na teatralização. Um carro representando uma favela tinha traficantes "armados", briga de casal e até uma mãe velando um filho policial morto. A chamada "farra dos guardanapos", episódio do esquema criminoso do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB), foi encenada.
Componentes vestidos de pastores evangélicos, católicos e muçulmanos se juntaram contra a intolerância religiosa. Pabllo Vittar foi destaque no carro anti-LGBTfobia. No geral, a plateia comprou o discurso de indignação da escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, que encerrou sua passagem com a simulação de uma passeata popular, seguida pelo público saído de frisas e camarotes.
[FOTO1104109]
Em segundo lugar ficou a escola que mais gerou comentários nas redes sociais, a Paraíso do Tuiuti. Sob o enredo ;Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?;, a agremiação provocou polêmica ao retratar os manifestantes que pediram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff como fantoches e o presidente Michel Temer como um "vampiro neoliberalista".
Completam o desfile das campeãs Salgueiro, Portela, Mangueira e Mocidade. Grande Rio e Império Serrano foram rebaixadas à série A.

Repercussão

A apuração das notas do Grupo Especial do Rio de Janeiro movimentou as redes sociais. Assim que a campeã foi conhecida, os seis assuntos mais comentados do Brasil no Twitter eram relacionados ao carnaval: #ApuraçãoRJ, Beija-Flor, Nilópolis, #TuiutiCampeãDoPovo, Mangueira e Mocidade. Confira algumas publicações:
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]
[VIDEO7]
[VIDEO8]
[VIDEO9]
[VIDEO10]
Com informações da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação