Cidades

Editora UnB tem novo diretor

Professor Norberto Abreu assume vaga de Alexandre Lima, investigado pelo MPF

postado em 22/04/2008 16:03

O professor Norberto Abreu acaba de ser anunciado como novo diretor da Editora Universidade de Brasília (UnB). O professor do Instituto de Psicologia assume a Editora na tarde desta terça-feira (22/04), em meio à crise envolvendo convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A gestão anterior é investigada pelos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Distrito Federal (MPDF), por suposto desvio de recursos destinados à melhoria da saúde dos povos indígenas.

Conforme revelou o Correio Braziliense na edição de hoje, o ex-diretor-executivo da Editora UnB Alexandre Lima teve movimentação financeira incompatível com as declarações de renda apresentadas em 2004, 2005 e 2006. Ele aumentou o rendimento em sete vezes de um ano para outro. As informações constam de uma ação de improbidade administrativa tocada pelo MPF desde o fim do ano passado. Procuradores da República denunciaram Lima à Justiça pelo mesmo tipo de crime, em janeiro último, por causa da contratação de funcionários fantasmas.

No processo ainda em curso, procuradores federais enfatizam a desconfiança de que Alexandre Lima enriqueceu com verbas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de convênio assinado com a Fundação Universidade de Brasília (FUB) em 2004. ;Aliado ao ato de improbidade já constatado (aplicação irregular de verbas públicas), leva-nos a concluir que há fortes indícios de que aquele (Lima) tenha se locupletado (feito fortuna) ilicitamente;, ressaltam em trecho da ação contra o ex-diretor-executivo da Editora UnB (veja fac-simile ao lado). Os procuradores não dão entrevista sobre o caso.

A FUB transferiu o contrato com a Funasa para a Fundação Universitária de Brasília (Fubra). Desde 2007, o projeto era executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Área de Saúde (Funsaúde), sob coordenação de Alexandre Lima, então diretor-executivo da editora. Segundo investigação do MPDF, a taxa de administração do contrato assinado entre Fubra e Funsaúde aumentou de 5% para 7,5%. A diferença de 2,5%, de acordo com o MPDF, era depositada em conta administrada por Lima, que autorizava e pagava as despesas.

Nomes da nova direção da UnB

Reitor pro tempore

Roberto Aguiar

Reitor pro tempore

Professor aposentado da Faculdade de Direito da UnB, foi procurador-geral na gestão do reitor Antônio Ibañez. Ex-secretário de Segurança Pública no DF e no Rio de Janeiro. Coordenou o Plano Nacional de Segurança Pública do PT. Participou da criação da Universidade Estadual do Pará e da Universidade Metodista de Piracicaba.

Diretor da Editora UnB

Norberto Abreu

Novo diretor da Editora UnB

Professor do Departamento de Psicologia Clínica da UnB desde 1996. Na instituição, foi coordenador da pós-graduação do Instituto de Psicologia, em 2005, e editor da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, entre 1998 e 2002.

Decana de ensino de graduação

Márcia Abrahão Moura

Decana de ensino

Professora associada da UnB, onde ocupa o cargo de vice-diretora do Instituto de Geociências. Tem experiência na área de granitos e mineralizações associadas, atuando principalmente nos seguintes temas: metalogenia, hidrotermalismo, inclusões fluidas, isótopos estáveis, petrologia e mineralogia.

Decano de pesquisa e pós-graduação

Marco Amato

Decano de Pesquisa

Professor associado da UnB. Foi chefe do Departamento de Física (1984-1985, 1991-1993), vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas (1994-1998), coordenador de pós graduação (1985-1987, 1988-1989) e de Ciências Exatas e da Terra da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (1997-1998).

Decano de extensão

Alexandre Bernardino Costa

Decano de extensão da UnB

Professor da UnB desde 1993. Foi coordenador do curso de direito noturno, do Núcleo de Prática Jurídica e Escritório de Direitos Humanos e Cidadania, do curso de especialização em análise da constitucionalidade e de extensão da Faculdade de Direito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação