Cidades

Trabalho no Aterro da Estrutural será controlado

Somente maiores de 18 anos e pessoas cadastradas poderão entrar no local

postado em 05/05/2008 16:15

A partir desta terça-feira (06/05), a entrada no Aterro da Estrutural será controlado e fiscalizado. A força-tarefa que irá organizar o sistema de trabalho dos catadores e compradores do material lá depositado atuará até esta quinta-feira (08/05) para impedir que pessoas não cadastradas entrem no local. Os menores de 18 anos foram cortados da lista e os restantes deverão trabalhar de colete e crachá.

O cadastro oficial foi organizado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) com base em três listas antes existentes: uma da associação de catadores, outra da empresa que opera a reciclagem e uma terceira feita por uma instituição contratada pelo Banco Mundial. ;Desse jeito, não tinha uma vista única para controlar, começaram a entrar pessoas alheias ao processo e acontecer assaltos, então a própria associação (de catadores) nos pediu para implantar um sistema de controle de entrada;, explica a diretora geral do SLU, Fátima Có. Ela acrescenta que somente quem já estava no aterro até o dia 14 de abril foi inserido.

Na nova organização, não é permitida a entrada de trabalhador com menos de 18 anos. Antes, havia 39 adolescentes a partir de 16 anos no Aterro, mas a Vara da Infância e da Juventude recomendou que não houvesse menores no local. A partir desta terça-feira, quando a lista dos 1,1 mil catadores e 230 compradores cadastrados será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), também fica proibida a transferência do colete pessoal a qualquer outra pessoa, sob pena de expulsão do Aterro.

Após os três dias da força-tarefa, os seguranças do local ficarão responsáveis por controlar a entrada dos catadores e compradores por grupos de uma quantidade pré-definida. Pelo menos três vezes por dia, policiais militares também farão ronda na região. ;Ainda vai haver uma freqüência diária para ver se todos os cadastrados realmente trabalham lá, com isso, a tendência é reduzir a quantidade de catadores no aterro;, destaca Fátima.

Coleta Seletiva

A organização do Aterro da Estrutural também servirá para preparar a transferência dos catadores para o centro de triagem que deve começar a ser construído ainda em 2008. segundo Fátima Có, já há um terreno disponível para a obra e o governo apenas aguarda recursos do Banco Mundial para iniciá-la.

O centro de triagem receberá todo o produto de coleta seletiva do Distrito Federal. ;Não adianta fazermos uma campanha para conscientizar a população se não há onde colocar o lixo separado;, comenta a diretora geral do SLU. Ela conta que atualmente o material é todo encaminhado para usinas.

Com o centro, haverá uma seleção mais detalhada do lixo e apenas a parte orgânica irá para o aterro. ;Hoje, 80 % dos resíduos do Plano Piloto vem separado e esperamos que, até dezembro deste ano, todo o DF faça a coleta seletiva;, afirma Fátima Có.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação