Cidades

Reitor denuncia professor voluntário da UnB

Acusado de estelionato na Bahia era docente na universidade e assumiu a comissão de reestruturação de uma fundação de apoio

postado em 21/06/2008 09:19
Roberto Aguiar, reitor pro tempore da Universidade de Brasília (UnB), enviou na noite desta sexta-feira (20/06) um ofício à direção da Polícia Civil do Distrito Federal denunciando um dos professores voluntários da instituição. Segundo o secretário de Comunicação Luiz Gonzaga Motta, Marcelo Lima dos Anjos é acusado de estelionato na Bahia, seu estado de origem. ;Nós o reconhecemos pelas fotos dos jornais da Bahia que noticiaram a prisão dele por golpes anos atrás;, afirmou Motta. Mesmo com pouco tempo de casa e sem qualquer vínculo oficial, Marcelo teve ascensão meteórica na UnB. De acordo com o secretário, ele tornou-se voluntário da Faculdade de Administração em 1; de fevereiro e, há poucos dias, assumiu a presidência da comissão de reestruturação da Fundação de Estudos e Pesquisas em Administração e Desenvolvimento (Fepad), entidade de apoio da universidade.

Marcelo teria se apresentado como mestre em ciências sociais. ;Ele até conseguiu vaga em um apartamento de trânsito (imóvel da universidade destinado a professores recém-chegados à cidade). Estamos atônitos. Como um departamento aceita um voluntário sem checar seu histórico? Pedimos providência à polícia porque Marcelo já é indiciado na Bahia;, afirmou Motta.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apurou que Marcelo é acusado de estelionato naquele estado e que o Tribunal de Justiça baiano já tem pelo menos um processo contra ele. O médico e vereador Celso Cotrim (PSB) deu entrada na ação porque, em 2004, Marcelo o procurou fazendo-se passar por auxiliar do então procurador-geral do Ministério Público baiano, Achiles Siquara. ;Ele me pediu dinheiro para que um grupo de estudantes de medicina fizesse uma viagem;, contou Cotrim.

Desconfiado, o vereador ligou para Siquara, que negou ter feito tal determinação a qualquer pessoa. A Polícia Militar armou um flagrante e prendeu Marcelo no consultório médico de Cotrim. Mas o acusado não ficou muito tempo atrás das grades. Segundo a PCDF, ele também agiu em Brasília, em 2006, pedindo a políticos doações para cobrir um déficit nas contas da Arquidiocese de Salvador.

Câmeras
A UnB vai investigar a utilização das 37 câmeras de segurança instaladas no prédio da reitoria da instituição. Técnicos contratados pela universidade vão analisar para onde o sinal das imagens captadas era enviado. A suspeita sobre o mau uso do material surgiu depois que funcionários da administração pro tempore encontraram uma sala cheia de monitores de televisão no prédio da Editora UnB, no Setor Comercial Sul. A UnB também apura há duas semanas uma provável escuta no gabinete do reitor por meio da freqüência de rádio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação