Cidades

Flanelinhas e carroceiros recebem uniformes de identificação

;

postado em 13/08/2008 16:11
Por meio de uma parceria, a Administração do Guará e a 4; Delegacia de Polícia realizaram na manhã desta quarta-feira (13/08) a entrega de coletes de identificação aos guarda veículos, chamados ;flanelinhas;, e carroceiros cadastrados pela delegacia para trabalhar na cidade. Além disso, foi inaugurado o sistema Sentinela, que permitirá a interligação dos celulares dos comerciantes cadastrados com a delegacia local como prevenção de assaltos.

Os flanelinhas e os carroceiros receberão um colete com o seu número de identificação. Para garantir o cumprimento da norma, caso o morador perceba alguma irregularidade, ele poderá fazer a denúncia e o controle da polícia tomará as medidas cabíveis. O delegado da 4; DP, Jefferson Lisboa Gimenez, afirma que "eles podem ser descadastrados do sistema e proibidos de trabalhar." Segundo ele, o carroceiro corre o risco de perder a carroça.

O delegado informou ainda, que todas as vagas já foram preenchidas e um total de 220 guardadores de veículos e carroceiros se cadastraram. "Uma das finalidades do projeto é dar dignidade a eles", destacou.

Segundo o administrador regional do Guará, Joel Alves Rodrigues, o sistema tem o objetivo de garantir a segurança dos moradores e disciplinar o serviço. "Temos orientado os moradores que não usem o serviço que não é monitorado por esse sistema. Muitos carroceiros pegam o frete, vão na esquina e jogam o entulho alí;, diz.

Além dos uniormes, as carroças serão pintadas de acordo com um padrão estabelecido e também receberão uma placa de identificação.

Sistema Sentinela
O projeto, denominado Sentinela, tem como finalidade agilizar o atendimento das ocorrências feitas pelos comerciantes, que terão um canal direto de comunicação com a Polícia Civil da região. O celular terá uma tecla de emergência. Quando acionada, vai aparecer no sistema da polícia o local e todas as informações do comércio, o que possibilitará o atendimento mais ágil. O delegado Jefferson explicou que o objetivo é diminuir o número de assaltos.

O cadastramento dos comerciantes terá início nesta quarta-feira (13/08) e não será cobrada nenhuma taxa. Para se cadastrar, o proprietário do comércio precisa ter um telefone celular que pode ser pré ou pós-pago e de qualquer operadora. Todos os serviços já estão em fase de teste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação