Cidades

Exposição de tecnologia ensina ciências com brincadeiras

;

postado em 14/08/2008 16:29
Foi inaugurada nesta quinta-feitra (14/08), no Caic do Gama, a exposição do Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia (Promusit), um projeto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que tem como objetivo fazer as crianças aprenderem brincando. Os alunos interagiram com equipamentos que funcionam por meio dos fundamentos da física, química, biologia e outras ciências. Os cerca de 60 equipamentos foram montados no ginásio do Caic, onde as crianças são convidadas a apertar botões, olhar jogos de espelhos e girar presa a barras de ferro. Tudo para entender, na prática, como funcionam as lições de ciências ministradas na sala de aula.
[VIDEO1]
Segundo o coordenador do projeto, Luis Scolari, a exposição foi criada para que crianças e adultos, possam se aproximar da ciência. Ele conta que o projeto já visitou 85 municípios e mais de um milhão de pessoas puderam operar os aparelhos. ;O interessante é que nesta exposição não basta olhar. A criança precisa apertar um botão, puxar uma alavanca ou entrar no equipamento, para poder interagir;, destacou Scolari.

Para a professora do ensino fundamental, Adriana Claudia o contato com os equipamentos é uma oportunidade dos alunos entenderem melhor o que ela fala na sala de aula. ; Aqui o aluno aprende melhor o que a gente ensina. Quando eu falar sobre ciências elas vão lembrar o que conheceram na exposição;, comemora.

O museu itinerante fica no Gama até o Sábado (16/08), depois segue para Planaltina, São Sebastião e Ceilândia. A entrada é gratuita e aberta a comunidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação