Cidades

Modalidades praticadas na Rota do Cavalo e seus campeões

;

postado em 01/03/2009 07:55
Além dos seus atrativos turísticos, a Rota do Cavalo, no Núcleo Rural de Sobradinho, produz animais e cavaleiros campeões. Na temporada 2008 de três tambores, o conjunto Salomão Mariano (cavaleiro) e Dereck Sky Dancer (cavalo), do Haras Saquarema, foi o melhor do ano na categoria aberta livre júnior (cavalos de até 6 anos). Ele conquistou o título ao vencer a última prova de 2008, em Bauru (SP). A competição é organizada pela Associação Brasileiras dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM). O conjunto também participou da categoria amador, na qual obteve o terceiro lugar. O Dereck Sky Dancer foi o quarto cavalo mais pontuado do ano na modalidade três tambores. Isso o valorizou e muito no mercado de quarto de milha. "Um cavalo que valia uns R$ 50 mil, pode passar a valer R$ 500 mil após ganhar uma série de competições como essas. Já recebi muitas ofertas pelo Dereck, mas não pretendo vendê-lo. Ele é a vitrine do haras", comenta o dono do animal e do Haras Saquarema, o bancário aposentado Heleno Lima, 67 anos. O sucesso de haras do Núcleo Rural de Sobradinho, como o Saquarema, é fruto também do trabalho de tratadores e treinadores de cavalos. Ao todo, são quase 300 em toda a Rota do Cavalo, que tem 25 criadores de cavalos. Gente como Jorge Soares Rocha, 42 anos. Nascido e criado na região, ele montou o próprio empreendimento, o Rancho São Jorge, onde doma e treina animais de competição de clientes. "Até tentei outras coisa, como ser motorista de caminhão. Mas os cavalos são a minha vida", ressalta o homem, considerado um dos melhores profissionais da região.
Modalidades equestres praticadas na Rota do Cavalo Enduro Cavalo e cavaleiro devem percorrer uma trilha com obstáculos naturais. Vence a prova o conjunto que chegar ao final do percurso no menor tempo ou no tempo mais próximo ao ideal, com o cavalo em boas condições de saúde. O enduro equestre é dividido em duas modalidades: livre e limitada, que são divididas entre categorias jovem, young rider, adulto. As distâncias percorridas variam de 20km a 160km em um dia. Rédeas Modalidade de Hipismo Western na qual o cavalo recebe adestramento básico. Entre todas as modalidades é considerada a mais técnica. Qualquer cavalo que pratique outra modalidade, precisa ter rédeas para obter sucesso. O cavalo melhor controlado deverá ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. Qualquer movimento dele próprio poderá ser considerado como falta de controle em uma competição. Cavalgada planilhada A modalidade surgiu para promover a raça mangalarga marchador como cavalo de esporte em provas de aptidão e resistência desenvolvidas em distâncias variáveis, constituídas por trechos identificados e médias horárias a serem seguidas. As provas são realizadas em estradas, caminhos, picadas ou quaisquer terrenos com passagens naturais em matas, rios e montanhas, onde o criador terá a oportunidade de testar seus animais em campo. A cavalgada planilhada simula lidas diárias do cavalo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação