Cidades

OAB-DF: três candidatos na disputa

Cerca de 20 mil advogados vão às urnas no fim de novembro. A atual presidente, Estefânia Viveiros, não concorrerá ao terceiro mandato

postado em 14/07/2009 08:30
O clima de campanha entre os advogados já tomou conta dos escritórios de advocacia, fóruns e faculdades de direito. O cenário pré-eleitoral está desenhado, depois de muitas conversas, alianças, blefes e testes de força nas últimas semanas. Três grupos estão definidos na disputa à direção da Ordem dos Advogados do Brasil, seção DF. A expectativa era quanto à possível candidatura de Estefânia Viveiros ao terceiro mandato à presidência. Mas a decisão foi tomada. Ela afirmou ao Correio que não encabeçará a chapa da situação. O nome escolhido é o do atual vice-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha Barros Júnior.

A oposição vem em duas frentes. Uma delas é liderada por Francisco Caputo, o primeiro a se apresentar oficialmente à corrida. O lançamento da candidatura, na noite de 24 de junho, reuniu em jantar mais 1 mil advogados. Caputo conseguiu aliar-se ao advogado Emens Pereira, que foi o segundo colocado na eleição anterior, com 40% dos votos. Era o candidato da oposição à Estefânia Viveiros na época, há quase três anos.

Caputo está organizando mobilizações entre a categoria focado nas reivindicações dos advogados, como abaixo-assinado, com propostas para resolver a dificuldade de estacionamento nos fóruns. Já conta com muitos apoiadores voluntários nesse trabalho. ;Minha candidatura é o retorno do advogado militante à OAB. Representa a renovação de práticas na entidade, principalmente pela defesa intransigente das prerrogativas dos advogados;, destaca.

Já o grupo de Ulisses Borges se entitula de a ;verdadeira oposição;. Isso porque vem duelando com a gestão de Estefânia desde que esta se reelegeu. O grupo que o apoia trabalhou junto a deputados distritais o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a relação da OAB-DF com cursinhos preparatórios para os exames da Ordem. Isso devido a denúncias de fraudes nos exames em 2006 e 2007. ;Queremos realmente democratizar a OAB, ampliar as discussões, dar voz aos advogados. Deixar tudo mais transparente;, diz ele.

Ibaneis é o candidato de Estefânia Viveiros. O nome foi decidido na sexta-feira passada. Até então, Esdras Dantas e Marcos Rezende também eram os cotados. Marcos é irmão de Ulisses, que chegou a recuar da candidatura. Mas diante da não confirmação do nome do irmão mais velho na chapa da situação, decidiu retomar a candidatura. ;O Judiciário e o Ministério Público cresceram muito e têm entidades representativas de seus membros bem organizadas e fortes. É preciso que a OAB se fortaleça na defesa das prerrogativas dos advogados;, sustenta.

Reeleição
As eleições vão ocorrer entre 15 e 30 de novembro. A comissão eleitoral da OAB, que ainda será nomeada, vai definir o dia exato. E as inscrições das chapas ocorrem apenas 30 dias antes da votação. Apesar de não haver restrição de tempo a continuidade dos mandatos por reeleição, Estefânia preferiu não concorrer como cabeça de chapa. Ela ganhou a primeira eleição, aos 31 anos, com o voto dos jovens advogados. Foi a primeira mulher e a mais jovem presidente de uma seccional. Agora, vai concorrer ao Conselho Federal. Para conseguir a cadeira na OAB nacional, precisa que Ibaneis vença aqui. ;É previsível que a oposição venha criticar a situação, mas acredito que teremos uma eleição exemplar para advogados e demais categorias;, reforça ela.


; Quem vai concorrer

Ibaneis Rocha Barros Junior, 38 anos
Candidato da atual gestão da OAB-DF. Apoiado por Estefânia Viveiros, é o atual vice-presidente da seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, e vice na mesma comissão nacional. É o primeiro candidato brasiliense à OAB-DF. Formado pelo UniCeub, é pós-graduado em direito processual do trabalho.

Francisco Queiroz Caputo Neto, 39 anos
Mineiro de Juiz de Fora, mora em Brasília desde 1973. Formado em direito pela UniDF, é pós-graduado em direito e processo do trabalho. No ano passado, foi incluído pelo Tribunal de Justiça em lista tríplice para integrar a Corte Eleitoral do DF. Filho do juiz Maurício de Campos Bastos e irmão do ministro do TST Guilherme Caputo, e o ex-ministro do TSE Carlos Eduardo Caputo Bastos.

Ulisses Borges Rezende, 48 anos
É professor de direito constitucional do UniCeub há 23 anos. Tem forte atuação na área sindical, representando sindicatos dos Professores e dos Servidores Públicos Federais. Nasceu no Rio de Janeiro e mora no DF desde 1971. É formado pela UnB, e tem mestrado em sociologia. Já atuou na Comissão de Direitos Sociais da OAB e na Comissão de Exame de Ordem entre 1995 e 2003.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação