Cidades

Bom negócio exige pesquisa e criatividade

O candidato a empresário deve estar em sintonia com as mudanças do mercado, atento às novidades e de olho na concorrência

Luciana Navarro
postado em 19/07/2009 08:00

Além de conhecer a atividade em que vai aplicar seu dinheiro, é fundamental que o empreendedor seja criativo e pesquisador. É preciso estar sempre atento às mudanças do mercado e da concorrência a fim de preparar sua empresa para enfrentar os desafios. É importante buscar sempre atender as necessidades dos clientes e reconhecer a importância do consumidor para o seu negócio.

Saber reconhecer as oportunidades é uma característica do bom empreendedor. Antes de entrar no negócio, é aconselhável calcular os riscos do investimento e se comprometer com a atividade que será desenvolvida. O bom empreendedor sempre busca informações, estabelece metas e monitora seu negócio. De acordo com o Sebrae, é preciso também ser persuasivo e ter uma boa rede de contatos, independência e autoconfiança.

Todas essas características devem estar aliadas a um bom preparo técnico para administrar o empreendimento. Montar uma empresa não é nada simples. Há diversos processos burocráticos que precisam ser seguidos para evitar dor de cabeça no futuro.

[SAIBAMAIS]O Correio, com ajuda do Sebrae, preparou um guia mostrando a trajetória necessários para formalização de um negócio no Distrito Federal. É importante que todos os procedimentos sejam feitos na ordem correta porque, assim, evita-se transtornos e logo seu negócio estará funcionando a pleno vapor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação