Cidades

Novos testes para dirigir as escolas públicas

postado em 30/07/2009 08:40
Dos 640 colégios da rede pública de ensino, 468 irão passar por todo o processo de seleção dos diretores e vice-diretores a partir de outubro. Na prática, isso quer dizer que os interessados em se reeleger para a direção de 75% das escolas do Distrito Federal precisarão fazer uma prova objetiva, apresentar títulos, elaborar um projeto pedagógico para a comunidade escolar e ainda passar pela eleição direta, como ocorreu em 2007. Está em conclusão na Secretaria de Educação uma portaria que altera a gestão compartilhada das instituições educacionais do Distrito Federal. ;A ideia é melhorar ainda mais o processo democrático de escolha da direção da escola, dois anos após a implementação do projeto;, explica o secretário José Luiz Valente.

A principal mudança é a comprovação de competência técnica de os todos diretores e vices cuja chapas não se mantiveram nos últimos dois anos devido a brigas, desistências ou mudanças de colégios. Nesse caso, ambos os membros das equipes candidatas deverão participar de todas as etapas do processo seletivo. ;Um número muito grande de escolas teve separação de equipe, por isso, estamos fazendo um esforço imenso para mudar uma cultura;, observa a secretária adjunta de Educação, Eunice de Oliveira Santos. ;A instituição educacional precisa ser gerenciada por um grupo de pessoas em harmonia e isso reflete muito no processo de gestão das pessoas, administração financeira e pedagógica das escolas;, completa.

Aproveitamento
Também farão todo o processo as instituições educacionais em que não houve eleição em 2007 e que são geridas por pessoas indicadas pela secretaria, além das equipes que desejarem concorrer para uma escola diferente daquela onde atuam. De acordo com a portaria que deve ser publicada pelo governo nos próximos dias, só estarão aptos a concorrer os membros das equipes candidatas que obtiverem conceito satisfatório igual ou superior a 60 pontos de aproveitamento na prova objetiva. No somatório de nota e título, o aproveitamento deve ser superior a 70%.

A vice-diretora do Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro, Márcia Elaine Bezerra Moreira, achou boa a mudança. ;Eu e o diretor, Rommel Jorge Marques, passamos por todo o processo e se tivermos que repeti-lo, por qualquer motivo, não vamos achar ruim, porque nos ajudará a passar pela reciclagem;, observa. Após eleitos, entre outubro e novembro deste ano, por professores, servidores, alunos com mais de 16 anos e pais, os diretores e vices assinarão um termo de compromisso em que assumem trabalhar para melhorar o Índice de Desempenho Educacional do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação