Cidades

Ensinos especial e infantil tiveram diagnóstico ruim

postado em 11/08/2009 09:50
O ensino especial e a educação infantil são as novas preocupações do governo. Após a conclusão, há duas semanas, de um relatório de avaliação feito pela Fundação Cesgranrio, as equipes de gestão dos dois setores trabalham para corrigir graves falhas encontradas no sistema educacional. O estudo foi feito no fim de 2008, a pedido do próprio governo, e encontrou problemas estruturais e pedagógicos nas escolas de educação infantil do DF. Já no ensino especial os principais problemas estão relacionados à inclusão dos alunos em escolas regulares, uma orientação do Ministério da Educação. A conclusão do estudo será divulgada hoje aos gestores da rede de educação do DF na Universidade Paulista (Unip).

[SAIBAMAIS]Os pesquisadores da Cesgranrio verificaram as condições de oferta de infraestrutura, qualificação dos professores, adequação de materiais e práticas didáticas, efetuada por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal (Siade)(1). ;O diagnóstico não foi bom;, admitiu a secretária adjunta de Educação do DF, Eunice Santos. ;Mas a avaliação é fundamental porque, no caso da educação infantil, o Distrito Federal já superou a política de inclusão de alunos com 4, 5 e 6 anos. Agora, nosso grande desafio é melhorar a qualidade da oferta;, avaliou.

Cristiano e Andrezza ganharam mais autonomia depois das aulas em escola especialNo caso da educação especial, a secretária adjunta fez outra leitura. ;Fomos criticados pelo trabalho mais voltado para uma orientação médico-psicológica do que para educacional, mas não podemos simplesmente mudar isso de uma hora para outra porque existem estudantes que precisam desse tipo de atenção;, afirmou.

O levantamento da Cesgranrio foi feito com 20% das escolas de educação infantil e de ensino especial. Para fazer um diagnóstico mais completo, a Secretaria de Educação do DF avaliará em setembro as 218 escolas da rede pública especializadas em educação infantil e os 24 centros de ensino especial. Ainda haverá um questionário para medir o grau de satisfação de pais e responsáveis.

1 - AVALIAÇÃO
Sistema criado pelo governo local, em 2008, para verificar a qualidade do ensino oferecido pelas 620 escolas públicas do DF. Além de análise de indicadores de evasão e repetência, leva em conta o desempenho de alunos em ciências, matemática e português nas séries pares do ensino fundamental (2;, 4;, 6; e 8; séries) e no 3; ano do ensino médio. Avalia ainda a oferta da educação especial e infantil.

Em busca de melhorias
Os pesquisadores da Cesgranrio encontraram uma realidade preocupante nas escolas públicas de ensino infantil: banheiros sem porta, desorganização pedagógica, falta de área de lazer e de material de apoio para as atividades escolares. ;Há que se ressaltar que, na quase totalidade das instituições educacionais que fizeram parte da amostra, observou-se a inexistência de materiais pedagógicos para serem utilizados. Não foram encontrados jogos, brinquedos, papéis diversos, papéis coloridos, canetas próprias para pintura, pincéis e tintas, cola, tesoura e livros;, citou o documento. ;Quanto ao espaço externo, os poucos equipamentos de recreação ao ar livre observados estavam quebrados ou eram impróprios para o uso;, completou o relatório.

No que diz respeito à formação dos profissionais, concluiu-se que ela é insuficiente para a realização de um trabalho de qualidade. O mesmo foi identificado na proposta pedagógica, que é quase inexistente nas escolas avaliadas.

;Temos dois problemas a enfrentar. O primeiro é de qualificação dos professores que precisam sair do trabalho de condicionamento dos alunos para o desafio de abstrair conceitos;, explicou a secretária Eunice Santos. ;O segundo, tão importante quanto, é a melhoria da estrutura das escolas e a oferta dos materiais por parte da secretaria;, completou. De acordo com ela, foi aberta uma licitação para compra de mobiliário mais adequado para a criançada.

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