Cidades

Estão abertas as inscrições para o seminário "Os Jardins de Burle Marx"

postado em 19/08/2009 12:40

A Secretaria de Cultura abriu, no último dia 17, as inscrições para o seminário "Os Jardins de Burle Marx". Imperdível para os amantes do paisagismo, o evento é gratuito. Para participar, basta acessar o formulário, até o próximo dia 25, na página.

[SAIBAMAIS]Uma comemoração ao centenário do gênio do paisagismo brasiliero, o encontro é voltado a arquitetos, paisagistas e estudantes. Organizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e a Universidade de Brasília, ele tem como objetivo resgatar a história do responsável pelos jardins da capital.

Com palestras do paisagista Haruyoshi Ono, diretor do escritório Burle Marx e Cia, da arquiteta Ana Rita de Sá Carneiro e do especialista em ecologia José Tabacow, o seminário será realizado no próximo dia 27, no Museu da República. A abertura está marcada para as 9h e o encerramento para as 18h.

O autor de praças e jardins do Plano Piloto nasceu em 4 de agosto de 1909 e morreu em 4 de junho de 1994. Entre os principais trabalhos do arquiteto estão os jardins da 308 Sul, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, do Palácio da Justiça e do Itamaraty, além de diversas embaixadas.

Movimento e inovação
Jardim no Teatro Nacional Cláudio SantoroQuem acha que jardim remete à idéia de monotonia é porque não viu nenhum projetado por Roberto Burle Marx. Ele defendia que um jardim não é só um agrupamento de plantas. Se bem feito, tem harmonia, cadência de cores e ritmo, como se fosse uma música. Esse movimento pode ser percebido em qualquer uma das diversas obras do artista em Brasília.

Depois de estudar artes plástica na Alemanha, Burle Marx voltou para o Brasil e inovou ao usar plantas nativas na composição de ambientes. Até então, as plantas exóticas dominavam os trabalhos dos profissionais no país.

"Roberto começou a trabalhar em uma visão futurista, é o precussor do conservacionismo. Um homem muito completo, quase como um renascentista", explica o diretor do Jardim Botânico de Brasília, Jeanitto Gentilini, coordenador da comissão que celebra, em Brasília, o centenário do artista.

Principais projetos de Burle Marx em Brasília

1963 ; SQS 308
1965 ; Palácio do Itamaraty
1967 ; Embaixada dos Estados Unidos
1968 ; Embaixada da República Federal da Alemanha
1970 ; Praça dos Cristais no Setor Militar Urbano
1971 ; Embaixada da Bélgica
1971 ; Embaixada do Irã
1972 ; Tribuna de Contas da União
1975 ; Palácio do Jaburu
1976 ; Teatro Nacional
1976 ; Parque Dona Sarah Kubitschek (Parque da Cidade)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação