Cidades

Inmet prevê chuva e muito calor no feriado em Brasília

postado em 04/09/2009 12:55

Quem vai ficar em Brasília no feriado pode se preparar para o calor. Entre esta sexta-feira (4/9) e 7 de setembro, a temperatura pode passar dos 30;C. A mínima fica em torno dos 18;C em todo o fim de semana. Há previsão de chuva nas tardes de sábado e domingo, aumentando o índice da umidade relativa do ar, que fica entre 75% e 45% no sábado e pode atingir quase 90% no domingo ; na parte da tarde, pode baixar e chegar a 35%.

De acordo com as previsões do Instituto Nacional do Meteorologia (Inmet), na segunda-feira a umidade volta a cair, podendo atingir quase 30% à tarde.[SAIBAMAIS]

O meteorologista-chefe da Previsão do Tempo no Inmet, Luiz Cavalcanti, diz que as condições climáticas são normais para o fim do inverno no DF. Segundo ele, as mudanças nos oceanos Atlântico e Pacífico fazem oscilar as temperaturas em todo o mundo. "Há uma alteração na temperatura do Oceano Pacífico, que está saindo do fenômeno que chamamos La Niña e entrando no El Niño. No Oceano Atlântico, acontece mais ou menos a mesma coisa", diz.

O fenômeno La Niña é o resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico. No El Niño, as temperaturas ficam mais altas que o normal no mar. Com isso, os ventos sopram com menos força em todo o centro do Oceano Pacífico, causando um acúmulo de água mais quente na costa oeste da América do Sul. A chuva no fim de semana pode amenizar um pouco a temperatura nas manhãs dos dias 6 e 7, deixando-a próxima dos 20;C.

Para amenizar o calor
Quem vai prestigiar o desfile do 7 de Setembro poderá contar com postos de distribuição de água para amenizar a temperatura. Como nos anos anteriores, a Caesb disponibilizará caixas d;água para atender ao público. Atrás das arquibancadas, no gramado da Esplanada dos Ministérios, será colocada uma caixa com capacidade de 5 mil litros. Na Praça dos Três Poderes, onde estarão concentrados os estudantes que participarão do desfile, haverá caixas de 500 litros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação