Cidades

Cerca de 50 mil devem assistir ao tradicional desfile de 7 de Setembro

postado em 04/09/2009 13:00

Cerca de 50 mil pessoas devem assistir ao tradicional desfile em comemoração à Independência do Brasil, nesta segunda-feira, 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, segundo estimativa da Presidência da República. Só as arquibancadas cobertas têm capacidade para acomodar 20 mil. Os outros poderão ocupar o gramado da Esplanada.

O evento está marcado para as 9h desta segunda-feira (7/9), com o desfile civil. Os destaques são atletas olímpicos e paraolímpicos, bandas e escolas do DF, além da ala das bandeiras. Este ano, o desfile militar contará com a presença da banda da Marinha Francesa. O Bagad de lann-Bihoue, tradicional conjunto de musica bretã, integra a Marinha Nacional francesa. O grupo foi criado em 1952 na base da Aeronáutica Naval de lann-Bihoue, perto da cidade francesa de Lorient. [SAIBAMAIS]

Ainda participarão do desfile militar escolas de formação de oficiais e alunos do Colégio Militar de Brasília. As tropas motorizadas, mecanizadas e blindadas prometem dar um show. Motociclistas e homens do Batalhão da Polícia do Exército vão se equilibrar na famosa pirâmide.

Como de costume, o fechamento do desfile ficará por conta da Esquadrilha da Fumaça, às 10h30. O espetáculo deve durar entre 20 e 25 minutos. Só o governo federal gastou R$ 1.169.931 para a realização do evento.

Segurança
Toda a área central do evento, que inclui a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto, a L2 Norte, a tribuna de honra, as arquibancadas e os palanques, ficará sob a responsabilidade do Exército Brasileiro. Já as adjacências serão vigiadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Não foi divulgado o número de homens que vão trabalhar na segurança.

Segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, a 5; Delegacia de Polícia (Setor Bancário Norte) ; que atende a área central de Brasília ; receberá reforço de policiais para o plantão do dia. Homens também vão fazer rondas no local do evento.

Emergências
Oito postos de saúde serão distribuídos na Esplanada dos Ministérios para atendimento de emergência ao público, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do DF. Eles ficarão próximos aos palanques e às arquibancadas. Os médicos também vão orientar a população a respeito da prevenção da gripe A (H1N1).

Cerca de 30 homens da Defesa Civil controlarão as arquibancadas da comemoração, como informou o major Alan Alexandre Araújo, da Gerência de Operações da Defesa Civil. Guarnições de combate a incêndio, equipes de paramédicos e viaturas de socorro do Corpo de Bombeiros também ajudarão a garantir a tranquilidade da festa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação