Cidades

Autoridades lamentam a morte do jornalista Paulo Cabral

postado em 20/09/2009 21:30
A morte do jornalista Paulo Cabral de Araújo causou comoção em autoridades, amigos e familiares do jornalista em todo o país. Já na noite deste sábado, a capela do Campo da Esperança, onde aconteceu o velório, estava lotada de pessoas que queriam prestar uma última homenagem. Para o vice-presidente institucional do Correio, Ari Cunha, ;o doutor Paulo prestou grandes serviços aos Diários Associados. Teve percalços que são naturais no caminho de qualquer um, mas sempre foi muito ligado ao grupo;.

Políticos de diferentes gerações ressaltaram o caráter íntegro e a gentileza, características de Cabral. O vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, amigo pessoal de Paulo Cabral, também ressaltou o amor do jornalista pela capital federal. ;Ele foi meu padrinho de casamento, convivemos por muitos anos. Paulo Cabral sempre foi um defensor de Brasília, um homem apaixonado pela cidade. Um grande brasileiro e deixou uma contribuição enorme para a nação;, afirmou.

O senador Cristovam Buarque (PDT), ex-governador do DF, também falou sobre a contribuição do jornalista para o crescimento de Brasília. ;Recebi a notícia da morte não só com a tristeza que se sente quando se perde um amigo, mas com a certeza de que Brasília perde um de seus fundadores;, disse. Paulo Cabral lutou contra várias complicações de saúde ao longo dos últimos nove anos. Tentou com todas as forças derrotar a leucemia. ;O único problema que papai não tinha, era falta de vontade de viver. Foi internado várias vezes e saía sorrindo do hospital;, lembrou Paulo Cabral Júnior.

O vice-presidente executivo do Correio, Evaristo de Oliveira, contou a devoção do amigo à comunicação. ;Ele trabalhou imensamente para o crescimento do jornalismo. Sempre foi um defensor intransigente da ética e da liberdade. Para os Associados, foi uma figura da maior importância. Como presidente, trabalhou incansavelmente pela perenização das empresas do grupo;.

[SAIBAMAIS]Pedro Freire, diretor-geral do O Imparcial, jornal do grupo Associados em São Luís ressaltou o caráter do amigo. ;Ele transmitiu um exemplo e deixou um trabalho a ser seguido. É, sem dúvida, uma grande perda;, afirmou. ;Ao longo da minha vida pública conheci poucos homens do porte, bravura e estatura de Paulo Cabral, jornalista sério e competente. Posso testemunhar que ele foi um homem que colaborou imensamente para o desenvolvimento de Brasília;, disse o ex-governador da capital Joaquim Roriz.

O respeito das autoridades se estende aos colegas de profissão. ;Não há uma pessoa, do porteiro até a diretoria das empresas em que ele atuou, que não reconheça o quanto amável era meu pai;, exemplificou Paulo Cabral Júnior. ;Ele tinha uma capacidade extraordinária de promover inovações, era de uma versatilidade incomum;, descreveu a atual presidente da ANJ, Judith Brito.

Em nota, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, também lamentou a morte do jornalista. ;Rendo as minhas homenagens ao conterrâneo e amigo Paulo Cabral de Araújo, insígne jornalista e homem público brasileiro, tendo ocupado, dentre outros cargos, o de prefeito de Fortaleza. Como homem de imprensa modernizou os Diários Associados, administrando com sabedoria seu Condomínio Acionário por 22 anos. Homem à frente de seu tempo, o doutor Paulo Cabral deixa imensa saudade.;

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, também prestou homenagem. ;Ele foi, sem dúvida, um dos mais combativos jornalistas do país. Lutou com destemor e coragem contra a censura imposta aos meios de comunicação no regime militar;, lembrou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação