Cidades

Mais de 2,5 mil inscritos são eliminados da lista da Codhab

postado em 24/09/2009 09:11

Mais da metade das 5 mil pessoas convocadas em agosto pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) não apresentaram a documentação necessária para comprovar as informações dadas ao governo no ato do cadastro. Esses candidatos perderam o lugar na fila de espera por um lote para moradia no Distrito Federal, mas deram chances para outras pessoas conquistarem o benefício. A estimativa é que os terrenos sejam liberados a partir do próximo mês. Já os 4 mil convocados em setembro devem entregar os documentos a partir de hoje ; há um cronograma feito com base na primeira letra do nome.

Ontem, foi o último dia do prazo de entrega da papelada no órgão para os inscritos chamados no mês passado. Devido ao grande movimento no local, muitas pessoas deixaram de ser atendidas. Quem conseguiu pegar a senha, no entanto, poderá apresentar os documentos até 19 de outubro. Para validar a inscrição, os candidatos têm que comprovar que vivem no DF há mais de cinco anos, que recebem renda mensal inferior a 12 salários mínimos, que não participam de outros programas habitacionais do GDF, entre outros critérios.

Os inscritos tiveram o nome publicado no Diário Oficial do DF (DODF) em 5 de agosto. Inicialmente, o prazo final para comprovar essas informações à Codhab era até 3 setembro.

O governo concedeu mais 20 dias, mas o percentual de abstenção ficou em torno de 20%, segundo o presidente da Codhab, José Luiz Naves. ;São pessoas que nem sequer apareceram no órgão;, diz.

Em relação às que não levaram os documentos obrigatórios, o percentual chegou a 52%. ;A fila tem que andar. Essas pessoas são automaticamente eliminadas do processo;, afirma Naves. Atualmente, o cadastro da Codhab possui cerca de 200 mil nomes e está aberto para novas inscrições.

Foi montado um esquema especial de atendimento para receber os candidatos ontem. A distribuição das senhas começou às 7h, mas antes disso já havia muitas pessoas à porta, como a moradora de Ceilândia Delma de Sousa, 42 anos. Ela chegou ao local às 6h e pegou a senha 157. Precisava entregar o nada consta do cartório e a declaração de que mora em Brasília no período exigido. Ao meio-dia, o atendimento estava na senha 72. ;Não fui ao trabalho só para me dedicar a terminar esse cadastro. Não vim antes porque o cartório demorou para me entregar a declaração.;

A salgadeira Luzia Simão, 63, foi com o marido José Simão, 70, entregar a certidão de nascimento da filha e o documento que comprovasse os mais de 30 anos de moradia no DF. Ela diz que não compareceu antes ao órgão devido ao trabalho. ;Vou ter paciência para conseguir ser atendida hoje (ontem);, conta. O atendimento ao público estendeu-se até as 19h.

Alfabeto

Os 4 mil convocados na lista da Codhab lançada em 9 de setembro serão chamados a partir de hoje para entregar os documentos obrigatórios. Para evitar o congestionamento nos terminais de atendimento do órgão, o governo montou outra estratégia. As pessoas serão chamadas por ordem alfabética. Hoje, os inscritos com nomes que iniciam com as letras A e B devem comparecer à sede da Codhab, na Quadra 6 do Setor Comercial Sul. Quem está na lista deve respeitar as datas estabelecidas para cada letra.

MAIS INFORMAÇÕES

Dúvidas sobre a entrega dos documentos devem ser esclarecidas pelos telefones 3325-6040 ou 156.

O número
200 mil
Total de nomes cadastrados na lista da Codhab atualmente

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação