Cidades

Aulas de relaxamento ajudam a evitar violência entre alunos

postado em 24/09/2009 09:27
Toca o sinal de intervalo e a meninada dispara em direção ao pátio da escola. É aquela festa. As crianças brincam, pulam e se divertem umas com as outras. Mas e quando essa brincadeira se transforma em violência, com brigas entre os coleguinhas? É justamente para evitar esse problema, cada vez mais frequente na rede de ensino pública e privada, que a psicóloga escolar Alana Dias Mendes, da Escola Classe 403 Norte, decidiu desenvolver um projeto bastante original. Na hora do recreio, cerca de 150 crianças com idade entre seis e oito anos participam da chamada aula de relaxamento. Elas imitam os gestos da psicóloga, que faz inúmeros movimentos com as mãos e pés, seguindo o ritmo de uma música infantil. ;Batam na perna esquerda com a mão esquerda;, ensinava Alana aos pequeninos sentados no pátio. ;Essa não é a esquerda;, destacou uma menina à colega que estava ao lado. Assim, eles aprendem não somente a acalmar os ânimos, mas também a ter noções de lateralidade(1) e de espaço.

O projeto começou a ser desenvolvido em março deste ano, porém os professores já têm percebido resultados positivos. As crianças passaram a se relacionar melhor e se demonstram menos agitadas. ;Vi nesse trabalho a possibilidade de trazer para a sala de aula crianças mais calmas e centradas. Antes, o aluno voltava do recreio e era um custo para fazê-lo prestar atenção na aula de novo;, explicou a psicóloga. Para ela, a desestruturação da família é uma das principais razões para a ocorrência de episódios violentos no ambiente escolar. ;A carência afetiva das crianças é muito grande porque elas têm perdido o referencial familiar. Além de elas estarem mais ariscas, temos percebido que a sexualidade também está cada vez mais aflorada. Isso faz com que a escola de hoje não esteja voltada exclusivamente para a aprendizagem, mas para outras questões que antigamente eram de responsabilidade dos pais;, explicou.

Camile Silva Lopes tem seis anos e é uma das que correm para ocupar a primeira fileira do pátio. ;Eu gosto muito dessa aula porque é bem divertida;, disse. Paulo Victor de Sousa, 7 anos, caminha com ajuda de um andador, mas também não ficou para trás. Ele encontrou espaço no pátio em meio aos coleguinhas e seguiu passo a passo as instruções de Alana, que não parava de fazer coreografias com as mãos. Paulo Victor dava risada toda vez que algumas faixas musicais se repetiam por causa do CD arranhado. ;Eu gosto muito desse exercício e também gosto de brincar de bola e de pega-pega no recreio;, contou. Para orientadora educacional Maria de Fátima Pereira Vale, é importante que as crianças aprendam a brincar de modo saudável, sem intrigas com os colegas. ;Queremos evitar que o pátio vire palco de briga. Enquanto se brinca, é brincadeira, mas depois que machuca vira briga, e aí pode ser o início da violência maior dentro da escola;, destacou.

A Escola Classe 403 Norte tem hoje 350 alunos matriculados no turno matutino e vespertino. A maior parte das crianças vem da Vila Planalto, do Varjão e de Águas Lindas de Goiás. Geralmente, são filhos de mulheres que trabalham na Asa Norte. Todos os projetos desenvolvidos no colégio têm por finalidade promover a participação dos pais no processo de aprendizagem e na luta contra a violência. No próximo sábado, a escola pretende reunir pais e alunos em uma caminhada pela paz, marcada para a partir das 8h, no Parque Olhos d;Água(2).

Com o evento, os professores querem fazer um trabalho de sensibilização e reflexão com a população de modo geral. A intenção é instalar uma cultura de paz nas escolas. ;É um trabalho de formiguinha, mas a gente vê que tem surtido efeito;, avaliou a orientadora educacional Maria de Fátima.

1 - Noção de espaço
Lateralidade é a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. A pessoa deve ter a percepção da diferença entre direita e esquerda além de ter noção da distância entre elementos posicionados em ambos os lados.

2 - Pequeno oásis
O Parque Olhos d;Água é uma área pública, ecológica e de lazer inaugurada em 1994 e localizada entre as quadras 413/414 da Asa Norte. São 21 hectares, que contam com uma pista de cooper de 2km, um parque infantil, circuito de exercícios físicos e uma trilha interna. A vegetação típica do cerrado é preservada no parque e ainda existe ali um pequeno lago ; os usuários o chamam de Lagoa dos Sapos ;, oriundo do Riacho Talvegue, que é cortado por duas pequenas pontes ao longo do parque. O lugar é aberto todos os dias para visitação, das 6h às 19h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação