Cidades

Adelmir é cotado para secretário de Desenvolvimento e Turismo

Ana Maria Campos
postado em 05/10/2009 09:08
O governador José Roberto Arruda e o vice-governador Paulo Octávio (DEM) colocaram à disposição do senador Adelmir Santana (DEM) o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal. O assunto foi discutido na semana passada durante o processo de convencimento pela permanência de Adelmir no partido. O senador já havia anunciado sua transferência para o PSB, mas voltou atrás depois de uma longa conversa que contou com a participação do presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Na semana passada, Adelmir Santana decidiu permanecer no DemocratasAtual titular da pasta, Paulo Octávio disse ontem ao Correio que Adelmir é ;muito bem-vindo; no governo. Para recebê-lo, o vice-governador estaria disposto a abrir mão do cargo. Ele, na verdade, já pensava em sair da Secretaria de Desenvolvimento Econômico porque tem, cada vez mais, assumido funções no comando do governo para deixar Arruda mais livre a fim de fazer política, inaugurar obras e andar pelas cidades. ;Vamos fazer algumas mudanças nesta semana e temos vontade de contar com o Adelmir;, disse o vice-governador.

O senador Adelmir Santana passou o fim de semana recluso e não conversou sobre o recuo da semana passada nem mesmo com aliados próximos. Procurado ontem pelo Correio, ele não foi localizado para confirmar se aceitará o convite. A decisão deverá ser tomada ainda hoje. Uma licença de Adelmir por seis meses, até abril de 2010, quando deverá retornar ao mandato por exigência eleitoral ; caso aceite o convite ; atende ainda a um antigo compromisso do vice-governador de dar oportunidade ao empresário Abdala Carim Nabut. Paulo Octávio se elegeu em 2002, tendo Adelmir como primeiro suplente e Nabut como segundo na chapa.

Nabut está atento aos movimentos. Na semana passada, ele se desfiliou do PMDB e ingressou no DEM. A medida é considerada fundamental porque ele não poderia assumir o mandato de senador como representante de um partido da base do governo Lula. Rodrigo Maia também não aceitaria perder um senador de seu partido no Senado. Antigo aliado do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), de quem foi assessor especial, Nabut fortalece, com a posse no Senado, sua aliança com Arruda e Paulo Octávio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação