Cidades

Discussão entre casal termina em morte

postado em 05/10/2009 09:13
O histórico de brigas e ameaças indicava um fim trágico para o relacionamento entre dois jovens moradores de Santa Maria. Na noite de sábado, o pior aconteceu: o auxiliar de serviços gerais Oreon da Silva Lima, 20 anos, morreu asfixiado depois de uma briga com a ex-namorada Eliane Rocha Dias, 18. A moça havia registrado ocorrências na delegacia local por violência doméstica e ameaça nas últimas semanas (leia O que diz a lei). Todas contra Oreon, que não aceitava o fim da relação.

O local do crime amanheceu trancado e sem os objetos pessoais do casalA desavença entre os dois teve início às 22h de sábado. Investigação aberta na 33; Delegacia de Polícia, em Santa Maria, revelou que o auxiliar de serviços gerais entrou na casa da ex-companheira e trancou a porta por dentro. Assim, impediu Eliane de sair do imóvel. Os dois começaram a brigar, e a mulher correu para se esconder no banheiro. O rapaz arrombou a porta e partiu para cima dela. Segundo os dados levantados pela equipe de investigação, o casal caiu no chão e continuou brigando. Ele apertou o pescoço de Eliane com as mãos, mas ela reagiu e repetiu o gesto. ;Ela disse que usou todas as forças que tinha para se defender;, explicou o delegado de plantão Rafael Ferreira.

Oreon desmaiou e, logo em seguida, Eliane chamou a polícia e o Corpo de Bombeiros. O resgate, porém, não chegou a tempo de salvar a vida do jovem. A polícia instaurou inquérito para apurar o caso, mas a primeira hipótese é de que Eliane matou para se defender. ;O motivo pelo qual ela não foi presa é que ela estava sozinha em casa, se defendeu e chamou os bombeiros. Tudo indica que foi legítima defesa;, comentou o delegado. Mesmo assim, ela responderá a processo por homicídio.

Oreon e Eliane estavam separados havia três meses. Não tinham filhos e viviam em uma casa alugada na QR 211 de Santa Maria. O lote, com capacidade para um imóvel, foi dividido entre três pequenas casas ; a primeira delas, de paredes verdes e porta azul, servia de residência para o casal. Na tarde de ontem, o local estava trancado e todo o mobiliário e os pertences do casal tinham sido levados embora.

Vizinhos da quadra disseram ao Correio que os jovens brigavam com frequência. Segundo eles, os parentes de Eliane vivem em São Paulo.

A morte do auxiliar de serviços gerais é o segundo crime passional registrado nos últimos três dias no DF. Na noite de sexta-feira, um homem matou a mulher a pauladas dentro da casa onde vivia o casal, na Quadra 8 da Estrutural. Agentes da 8; Delegacia de Polícia, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), estão à procura do acusado pelo crime, Danivaldo Barbosa da Silva, 34.

O QUE DIZ A LEI
Proteção especial

A Lei N; 11.340, de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Esse tipo de violência é definido como qualquer ação ou omissão que provoque morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, e dano moral ou patrimonial. A norma, conhecida como Lei Maria da Penha, assegura à mulher proteção policial, atendimento hospitalar e abrigo, dependendo da situação. A Justiça pode exigir que o agressor se afaste do lar, não se aproxime da mulher e de seus familiares ou não se comunique com eles por qualquer meio de comunicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação