Cidades

Estudantes com deficiência já podem se matricular na rede pública de ensino

postado em 05/10/2009 10:11

A partir desta segunda-feira (5/10), os responsáveis por alunos com deficiência podem fazer a matrícula na rede pública de ensino do DF. O atendimento será pelo telematrícula, no número 156, opção 2.

Para esses alunos, as inscrições vão até o dia 18 deste mês. As matrículas valem para novos estudantes da Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. O atendimento vai das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Além de atender alunos com deficiência, a Educação Especial recebe também estudantes com transtorno global do desenvolvimento (TGD), que engloba Autismo, Síndrome de Rett (anomalia genética que compromete funções motoras e intelectuais), Síndrome de Asperger (deficiências na interação social) e transtorno degenerativo da infância.

No momento da matrícula, é preciso ter em mãos o nome completo do aluno, data de nascimento, nome da mãe, tipo de deficiência ou TGD e endereço completo com o Código de Endereçamento Postal (CEP). O endereço pode ser da residência do aluno ou do local de trabalho do responsável.

Segunda fase
Entre os dias 26 e 30 de outubro, após a matrícula pelo atendimento telefônico, os pais ou responsáveis, acompanhados do estudante, deverão comparecer à Diretoria Regional de Ensino (DRE) da Região Administrativa onde está a escola em que deseja se matricular. A data de apresentação de cada inscrito será informada pela Central de Atendimento 156.

Para confirmar a matrícula na segunda fase, os inscritos deverão apresentar certidão de nascimento ou RG do estudante, RG dos pais ou responsáveis legais, histórico escolar (para aqueles que já frequentaram a escola) e outros documentos relacionados à vida escolar do estudante, além de laudo médico e quaisquer outros comprovantes do quadro clínico do estudante.

Mesmo realizando a inscrição pelo telematrícula e comparecendo à DRE, o estudante só terá a vaga assegurada quando efetivar a matrícula na escola, entre os dias 4 e 15 de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação