Cidades

Confira como foi o Chat com a professora Fatima Guerra

postado em 16/10/2009 19:08

<i>Professora explica quais critérios usar na hora da escolha da escola do seu filho</i>Para ajudar os pais a optar pela melhor escola para seu filho a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Fatima Guerra, Ph.D em Educação Infantil pela Ohio State University, participou de um bate-papo no site do correiobraziliense.com.br, nesta sexta-feira, às 17h00.

Na conversa desta sexta-feira (16/10), entre uma das principais dúvidas girava em torno do quais critérios usar para avaliar uma escola. A dica da professora é que os pais devem observar o nível de formação dos professores, a proposta pedagógica do colégio, a filosofia e a qualidade do ambiente.

Os próximos dois chats agendados ajudarão os internautas a saber como e onde investir seu dinheiro, com a participação de dois especialistas do mercado financeiro. Na próxima quinta (22/10), a partir das 15h, a gerente de Processos do BRB, Adriana de Jesus Mota e na terça-feira (27/10), com o gerente de Negócios do BRB-DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), Vanderlei Martins França Júnior.

Dúvidas

A internauta Ana Cláudia quis saber qual seria a melhor relação quantidade de alunos-professor para uma sala de aula ter qualidade na educação, já que a escola que ela gostou tem 20 alunos por sala de maternal, para uma professora e duas assistentes. A Fatima Guerra acha que essa é uma proporção equilibrada, mas ressaltou que é preciso acompanhar muito de perto a vivência da criança na escola.

Para o leitor Zé Carlos a dúvida estava em saber qual é a melhor idade para colocar a criança na escola. Para a professora Fátima o ideal é observar a própria criança e o quanto ela se sentirá bem no novo ambiente. "A importância de colocá-la mais cedo é ela poder ter oportunidade de conviver com outras crianças, aprender a ceder e partilhar objetos, ideias e sentimentos", explica.

Em meio a tantos casos de bullying nas escolas, Bruno Silva quis saber qual deve ser a atitude dos pais em relação a essa situação, já que seu irmão passou pelo problema na escola. "A primeira coisa é fortalecer a personalidade dele para ele aprender a se defender. Segundo, acredito que em um ambiente mais familiar, com "amigos já conhecidos" ele se sentirá melhor", explicou Maria Fátima.

com a professora Fatima Guerra e acompanhe a nossa agenda de bate-papos. Para sugerir um convidado ou assunto, envie e-mail para leitor.df@diariosassociados.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação