Cidades

Final do Fest'Art acontecerá nessa sexta (23)

postado em 21/10/2009 16:13
A grande final do 5; festival de arte do Sistema Penitenciário, Fest;Art, acontecerá nesta sexta-feira (23), na Penitenciária Feminina do DF, às 8h. O evento é aberto para todos os internos, homens e mulheres, que queiram apresentar seus trabalhos em alguma das sete modalidades de arte e cultura que o concurso envolve são eles: dança, música, teatro, poesia, conto, artesanato e desenho.

O tema escolhido para este ano foi Educação, Profissão e Emprego: Juntos no Caminho da Cidadania que reflete o objetivo do evento que pretende dar aos detentos a oportunidade de expressar suas ideias por meio da arte, contribuindo para o processo de ressocialização.

Os internos que participarão da final na sexta-feira (23) passaram pela primeira fase após avaliação dos professores e agentes das penitenciárias do sistema no DF. Todos os candidatos selecionados na primeira etapa receberão certificado de participação. Já essa segunda etapa que decidirá os melhores trabalhos serão profissionais de uma das sete áreas da arte e cultura do DF. ;Professores da UnB da área de literatura foram convidados a julgar os contos, por exemplo. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão um prêmio, mas a grande prêmiação é descobrir talentos dentro do sistema penitenciário e tentar continuar a carreira após cumprir a pena;, explica Rochane Gontijo Rocha, diretora adjunta de assuntos educacionais e sociais da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), organizadora do V Fest;Art.

Pelo segundo ano consecutivo terá como madrinha a primeira dama do DF, Flávia Peres Arruda. O Fest;Art é organizado pela Secretaria de Justiça, por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Educação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação