Cidades

PT ensaia aproximação com o PMDB

Com aliança nacional, petistas vão oferecer cargo de vice-governador

Ana Maria Campos
postado em 22/10/2009 08:52
Alinhavada num jantar no Palácio da Alvorada na noite de terça-feira, a aliança eleitoral entre PT e PMDB em torno da candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, terá impacto nos acordos políticos regionais, inclusive no Distrito Federal. Em nota divulgada ontem, os dois partidos selaram um ;pré-compromisso; nacional e prometeram soluções conjuntas para as composições nos estados com vistas a 2010. Com base nessa premissa, o presidente regional do PT, Chico Vigilante, acredita que a sigla poderá oferecer ao PMDB o cargo de vice-governador ou senador na chapa que deverá ser encabeçada por Agnelo Queiroz (PT). ;A nossa briga sempre foi com (Joaquim) Roriz. O PMDB pode ser nosso aliado, apesar dos obstáculos no DF;, afirma o petista.

Vigilante sabe que a aliança é difícil porque os peemedebistas de Brasília estão fechados com o governador José Roberto Arruda (DEM) e a maioria defenderá a continuidade desse projeto. Mas o partido espera uma contrapartida: o posto de vice na chapa encabeçada por Arruda. O indicado seria o atual presidente do PMDB-DF, Tadeu Filippelli. Procurado para entrevista, ele não quis comentar a repercussão do acerto nacional. ;Não participei do jantar e só poderei falar do assunto quando tiver todas as informações;, declarou Filippelli ao Correio.

Embora esteja afinado com Arruda, Filippelli mantém uma boa relação com os petistas. Prova disso foi a filiação ao PT de seu chefe de gabinete na Câmara, Marco Antônio Campanella. Entre arrudistas, há também uma avaliação de que uma aliança nacional entre PT e PMDB aproxima o partido do presidente Lula com a campanha de Arruda, num eventual segundo turno, caso ele tenha um vice peemedebista.

A situação no DF


PMDB
O partido integra a base de sustentação do governo na Câmara Legislativa e tem cargos estratégicos no Executivo, como a secretaria de Fazenda, a chefia de gabinete do governador, a presidência da Novacap, além de administradores regionais.
A tendência é permanecer na aliança para a reeleição do governador José Roberto Arruda.

PT
Com uma bancada de quatro deputados distritais, o PT é oposição ao governo local e pretende lançar candidato próprio ao Executivo em 2010. O partido, no entanto, está aberto a negociações com outras legendas da base de sustentação do governo Lula, como o PMDB, PR e PDT.

Leia mais sobre política no Distrito Federal no Blog da Ana Maria Campos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação