Cidades

Procuram-se papais-noéis

Projeto dos Correios que incentiva crianças carentes a escreverem cartas pedindo presentes de Natal ganha impulso em Brasília com a adesão de voluntários que investem na solidariedade como valor universal

Juliana Boechat
postado em 17/11/2009 07:27
Juliana Cavalcante de Melo, 2 anos, quer ganhar uma bicicleta de Natal. Por isso, pediu para a sua mãe, Geruilma Cavalcante de Melo, 32, escrever uma carta ao papai-noel. Assim como no ano passado, Geruilma atendeu o desejo da filha. Destinado ao Polo Norte, o envelope foi encaminhado ao Projeto Papai Noel dos Correios. Hoje, o pedido do presente está em um galpão batizado de Casa do Papai Noel à espera de alguém que goste da história da criança e queira dar a ela o tão esperado presente de Natal. Da mesma forma que Juliana, outras 12 mil crianças enviaram os sonhos por escrito ao velhinho simbólico este ano. Cerca de 8 mil cartas foram colocadas para adoção à população do Distrito Federal.

Geruilma soube do projeto dos Correios no ano passado pelo irmão, funcionário da empresa. Moradora do P. Sul e desempregada, decidiu correr atrás da oportunidade para dar um Natal melhor às filhas Juliana e Ana Júlia, esta de 6 anos. Poucos meses depois de enviar as duas correspondências, foi chamada ao posto dos Correios de Ceilândia para pegar uma encomenda. Era o triciclo pedido por Juliana. Mas o videogame tão esperado por Ana Julia nunca chegou. Este ano, para evitar problemas, a mãe resolveu pedir o mesmo brinquedo para as duas. ;A gente sempre manda na esperança de ganhar o presente. Este projeto é muito legal. Ajuda as famílias que não têm condições de dar um Natal diferente às crianças;, destacou.

O servidor público Paulo da Costa Gadelha Filho, 41, participa do projeto como doador há seis anos. ;Fui a primeira vez e não parei mais. É gratificante;, contou. No primeiro Natal, Paulo atendeu logo cinco cartas. A partir de então, passou a escolher doações para a mãe, o irmão e até os colegas de trabalho. Poucos anos depois, já buscava 50 cartas para distribuir às pessoas mais próximas. A atitude de Paulo foi tão bem-recebida que hoje ele pega 200 cartas para levar ao tribunal onde trabalha. Lá, cada colega escolhe o sonho que quer realizar.

Presentes
Até hoje, Paulo seleciona algumas dessas cartas para ajudar. Ele passa horas na Casa do Papai Noel escolhendo a história com que mais se identifica. Em alguns casos, vai até a casa da criança para entregar o presente pessoalmente. Foi o que aconteceu há três anos, com uma criança da Vila Planalto. Ela havia pedido um fichário e uma árvore de Natal para o pai, que passaria a data sozinho em Brasília. Comovido com a situação, Paulo foi à casa da família. A menina e a mãe haviam viajado. O pai, ao ganhar o presente, ficou emocionado. ;Eu já tenho o espírito de ajudar o outro. Então, além desse trabalho todo fim de ano, faço doações ao longo do ano;, disse Paulo.

Desde o último dia 3, as cartas estão à disposição da população. Cerca de 2 mil já circulam pelas ruas e, em alguns casos, pessoas retornam com o presente comprado. A abertura oficial do projeto, no entanto, está marcada para hoje, com decoração característica e festividade natalina. Quem quiser adotar uma criança e realizar um sonho de Natal deve seguir os prazos determinados. Os presentes podem ser entregues até 5 de dezembro, na Casa do Papai Noel ; a não ser que o doador queira encontrar pessoalmente a criança escolhida. Para participar do projeto em Brasília, as crianças devem morar em uma localidade carente e escrever, no envelope, o nome e o endereço completo, com um pedido de presente possível. Desde 1994, a empresa desenvolve essa ação social.

Só menores de 12 anos
O projeto existe há mais de 20 anos, tendo sido criado por trabalhadores dos Correios. Crianças que moram em comunidades carentes e têm até 12 anos podem mandar suas cartas, que, independentemente de ser atendidas, recebem uma resposta. São descartadas correspondências sem remetentes ou com endereços repetidos, bem como cartas de adultos e pedidos de medicamentos e aparelhos eletrônicos.



Como participar
Os interessados em adotar uma criança podem ir à Casa do Papai Noel, instalada no prédio dos Correios, no Setor de Garagens Norte, próximo ao Detran. O serviço fica disponível das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nos sábados de 28 de novembro e 5 de dezembro, a Casa estará aberta das 9h às 12h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação