Cidades

Médicos clínicos e pediatras podem se inscrever para seminário sobre Leishmaniose

postado em 17/11/2009 11:36

Já estão abertas as inscrições para o V Seminário de Vigilância da Leishmaniose Visceral, aberto a médicos clínicos e pediatras das redes pública e privada. O encontro será no dia 2 de dezembro, das 18h30 às 22h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), 501 Norte.

O seminário tem o objetivo de informar sobre a situação epidemiológica da doença no Distrito Federal e sensibilizar os profissionais para a importância do diagnóstico precoce dos pacientes. O primeiro caso da doença no DF foi registrado em 2005. De lá para cá, houve mais 22, com duas mortes: uma em 2006 e a outra em outubro deste ano, no Lago Norte.

A Leishmaniose é transmitida para o homem por mosquitos que picam cachorros infectados, reservatório epidemiológico da leishmania. Os sintomas característicos são febre há mais de 15 dias, acompanhada de fraqueza, palidez, anorexia, perda de peso ou quadro de citopenia (insuficiência ou diminuição de células no sangue ou tecidos), anemia, diminuição de glóbulos brancos e plaquetas no sangue, aumento no tamanho do fígado e baço.

Serviço

V Seminário de Vigilância da Leishmaniose Visceral

Inscrições no Núcleo de Controle de Endemias e Doenças Transmissíveis Emergentes da Fepecs

Telefone para contato: 3325 4956

Podem se inscrever médicos clínicos e pediatras das redes pública e privada de saúde

Palestras:

- Epidemiologia da Leishmaniose Visceral no DF (Sandra Maria Felipe Coelho)

- Vigilância Ambiental da Leishmaniose Visceral no DF (Pericles Massunaga)

- Manejo Clínico com o paciente de Leishmaniose Visceral (Cézar Omar Carranza)

- Manejo Clínico com o paciente em Pediatria (Jefferson Augusto P. Pinheiro)

- Amostras laboratoriais (Antônio Leitão Torres de Araújo)

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação