Cidades

Presidente do STF defende financiamento público de campanha para combater corrupção

Mirella D'Elia
postado em 04/12/2009 10:01
Goiânia - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu hoje o financiamento público de campanha como forma de combate à corrupção no sistema político brasileiro. Durante visita a Goiânia, Mendes voltou a classificar como ;preocupantes; os fatos revelados na Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal (PF), que investiga suposto esquema de corrupção no Distrito Federal, e em outras ações policiais que têm como foco irregularidades envolvendo políticos. E disse que é preciso haver mudanças na forma de arrecadação de dinheiro em campanhas eleitorais para que a seriedade da democracia brasileira não seja posta em dúvida.

;Essas operações têm revelado a corrupção no mundo político e em outras áreas. Isso é um pouco preocupante quando revela as mazelas do sistema político porque pode afetar a legitimidade do sistema e a dúvida do cidadão em relação à seriedade do processo democrático. O sistema exige mudanças. Temos que combater a corrupção, especialmente a corrupção no sistema político;, declarou, para, em seguida, sair em defesa de mudanças do financiamento público de campanha.

;No que diz respeito ao financiamento de campanhas, temos que ser mais enfáticos no que concerne às reformas.Temos que discutir com seriedade o financiamento público de campanha;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação