Cidades

Confira a concorrência para os cursos do vestibular da UnB

No ranking dos cursos mais disputados entre os vestibulandos, medicina é a primeira opção, nos sistemas universal e de cotas. Direito fica em terceiro lugar

postado em 16/12/2009 08:26
O curso de medicina lidera a preferência dos estudantes inscritos ao 1; Vestibular da Universidade de Brasília. Dos mais de 23 mil interessados em sentar numa cadeira acadêmica, pelo menos 2 mil pretendem fisgar uma das vagas na área de saúde. Esse é o segundo ano consecutivo que a formação de médico fica no topo dos preferidos. Já o curso de direito, com 50 concorrentes por vaga, perdeu o segundo lugar para relações internacionais, em média, com 53 candidatos por vaga. Na sequência de posições de mais interesse dos vestibulandos vêm engenharia civil (37 por vaga), direito noturno (36 por vaga), e comunicação social (34 por vaga). No total, 23.660 candidatos vão disputar as 1.891 vagas oferecidas pela UnB, sendo que 382 são reservadas ao sistema de cotas para negros. A UnB conta com 89 cursos distribuídos pelos câmpus de Ceilândia, do Gama, de Planaltina e do Plano Piloto.

A posição de número de estudantes por vaga pelo sistema de cotas para negros não é muito diferente. Medicina se mantém no topo da preferência, com 60 inscritos por vaga, em média. Entre os afrodescendentes, direito recupera o segundo lugar, posição que detinha em anos anterior, com 25 interessados por vaga. Na terceira posição, está educação física (23,8 por vaga), seguida por psicologia (23,6 por vaga) e direito diurno (22 por vaga) e, por último, nutrição (21 interessados por vaga).

Oito novos cursos oferecidos pela UnB também atraem a atenção dos estudantes interessados em cursar, no turno matutino, engenharia ambiental, letras, com especialização em língua estrangeira aplicada, e química tecnológica. Para os estudantes que preferem estudar à noite, as opções são arquitetura e urbanismo, farmácia, comunicação organizacional, gestão em saúde coletiva e serviço social. Deles, engenharia ambiental é o mais concorrido, na proporção de 17 inscritos por vaga.

PROVA
Os estudantes interessados em conquistar uma vaga na UnB precisam ficar atentos aos horários das provas no próximo fim de semana. As avaliações começam às 13h, nos dias 19 e 20 próximos. A lista com os endereços dos locais de aplicação da prova com a demanda completa está disponível no endereço eletrônico www.unb.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação