Cidades

Delegado é suspeito de assassinar adolescente

Para vingar a morte do filho, Waldecy Camêlo, aposentado da polícia, pode ter atirado em jovens de uma gangue

postado em 18/12/2009 07:23
A polícia abriu inquérito para investigar a suposta participação de um delegado aposentado na execução de um adolescente de 17 anos e na tentativa de homicídio contra um amigo do rapaz, também menor de idade. O crime ocorreu na quarta-feira, em Brazlândia, e seria uma vingança do ex-policial, que teve o filho de 24 anos morto no último domingo por integrantes de uma gangue de Taguatinga da qual faziam parte o adolescente assassinado e seu colega.

O ex-delegado da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) Waldecy Camêlo foi detido pela Polícia Militar na tarde ontem, em Taguatinga Centro, tentando obrigar um homem a entrar no carro que conduzia. A vítima, de 30 anos, mora na mesma quadra, em Águas Claras, onde residia o menor assassinado e o outro ferido. O caso foi parar na 21; Delegacia de Polícia. Lá, Camêlo explicou que estava apenas tentando saber informações sobre a identidade dos assassinos de seu filho, Wesley Oliveira Camêlo.

O assassinato de Wesley ocorreu por volta das 3h20 do último domingo. A vítima estava em uma barraca de cachorro-quente em frente à boate Music Hall, na QS 3 de Águas Claras ; lugar também é conhecido como Pistão Sul ;, quando o assassino se aproximou e atirou cinco vezes. Os tiros atingiram as costas do filho do ex-policial. Morador da 404 Norte, Wesley morreu na hora. Testemunhas afirmaram à polícia que o assassino é um menor de 17 anos e ele estaria vingando um amigo morto por Wesley. O adolescente infrator fazia parte de uma gangue de pichadores conhecida como Legião Unidos pela Arte (LUA). Ele estaria na companhia de outros três comparsas, que fugiram com o autor. ;A morte de Wesley já estava praticamente solucionada;, afirmou o delegado da 21; Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul), Marcelo Portela.

O desdobramento do crime ocorreu por volta das 16h de quarta-feira, em Brazlândia, onde os dois jovens de Taguatinga, que supostamente estariam envolvidos com a morte de Wesley, foram atacados por um grupo de matadores. Levados para perto de um riacho conhecido como Rio do Sol, situado à margem da BR-180, um dos jovens acabou assassinado com vários tiros enquanto o amigo dele ficou ferido gravemente depois de receber quatro tiros no tórax ; está internado no Hospital de Base do Distrito Federal e o estado dele é grave. Havia, segundo a polícia, uma terceira vítima, que conseguiu fugir.

Segundo o delegado-chefe interino da 18; DP (Brazlândia), Pedro Luis de Moraes, Waldecy confirmou que esteve em Brazlândia no dia do ataque aos dois moradores de Taguatinga. ;Ele contou que estava na DF-001, perto daqui, com dois supostos envolvidos com o homicídio do seu filho. Mas não eram os mesmos. Ele nega que tenha matado alguém;, afirmou Moraes.

Embora os indícios de participação do ex-delegado de polícia sejam fortes, a 18; DP, que abriu o inquérito policial para investigar a morte do adolescente e a tentativa de homicídio do colega dele, não pediu a prisão temporária de Camêlo. ;Estamos checando se há relação de um crime com o outro;, limitou-se a informar o delegado Pedro Luis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação