publicidade

Obra da Torre de Televisão Digital de Brasília deve ser entregue no dia 21 de abril

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 11/01/2010 17:50 / atualizado em 11/01/2010 18:10

Raphael Veleda

GDF/Reprodução
A obra da Torre Digital está em dia e deve ser entregue no prazo estipulado, dia 21 de abril, data do cinquentenário de Brasília. Foi o que afirmou, na tarde desta segunda-feira (11/1), o secretário de cultura, Silvestre Gorgulho, em reunião com o representante do escritório do Oscar Niemeyer, Jair Valera.

O representante de Niemeyer aprovou a velocidade das obras da Torre. "Tínhamos dúvidas quanto ao tipo de concretagem que seria feita, mas nos surpreendemos”, disse.

O secretário Gorgulho disse que a Torre vai ser símbolo da TV Digital no país, já que o sinal digital será transmitido dali para todo o DF. “Estou muito otimista, pois este será um dos nossos pontos turísticos. Tenho certeza”, afirmou.

Projetada por Oscar Niemayer, a construção da Torre de TV está orçada em R$ 75 milhões.

A obra
A torre terá 180m de altura (equivalente a um prédio de 62 andares): 120m de concreto e 60m de estrutura metálica da antena. Haverá duas cúpulas de vidro, uma em cada lateral. Na mais alta, a 80m do chão, haverá um restaurante com vista panorâmica. A outra, a 60m, será uma galeria para exposições. A fundação do edifício está a 13,4 metros de profundidade com 240 estacas e 2 mil metros cúbicos de concreto.

Um espelho d’água e uma rampa de acesso em curva serão instalados à frente do prédio. Ao redor do monumento, haverá um complexo de lazer com seis lojas para atender as necessidades dos visitantes. Três elevadores e uma escada levarão os frequentadores para a superfície. O estacionamento conta com 800 vagas.

Localização
A torre fica na região do Grande Colorado, perto de Sobradinho. Localizado no ponto mais alto do Distrito Federal, esse terreno foi escolhido com ajuda da Agência Nacional de Telecomunicações.

publicidade