Cidades

Obra da Torre de Televisão Digital de Brasília deve ser entregue no dia 21 de abril

postado em 11/01/2010 17:50
Torre de TV Digital vai custar R$75 milhõesA obra da Torre Digital está em dia e deve ser entregue no prazo estipulado, dia 21 de abril, data do cinquentenário de Brasília. Foi o que afirmou, na tarde desta segunda-feira (11/1), o secretário de cultura, Silvestre Gorgulho, em reunião com o representante do escritório do Oscar Niemeyer, Jair Valera.

O representante de Niemeyer aprovou a velocidade das obras da Torre. "Tínhamos dúvidas quanto ao tipo de concretagem que seria feita, mas nos surpreendemos;, disse.

O secretário Gorgulho disse que a Torre vai ser símbolo da TV Digital no país, já que o sinal digital será transmitido dali para todo o DF. ;Estou muito otimista, pois este será um dos nossos pontos turísticos. Tenho certeza;, afirmou.

Projetada por Oscar Niemayer, a construção da Torre de TV está orçada em R$ 75 milhões.

A obra
A torre terá 180m de altura (equivalente a um prédio de 62 andares): 120m de concreto e 60m de estrutura metálica da antena. Haverá duas cúpulas de vidro, uma em cada lateral. Na mais alta, a 80m do chão, haverá um restaurante com vista panorâmica. A outra, a 60m, será uma galeria para exposições. A fundação do edifício está a 13,4 metros de profundidade com 240 estacas e 2 mil metros cúbicos de concreto.

Um espelho d;água e uma rampa de acesso em curva serão instalados à frente do prédio. Ao redor do monumento, haverá um complexo de lazer com seis lojas para atender as necessidades dos visitantes. Três elevadores e uma escada levarão os frequentadores para a superfície. O estacionamento conta com 800 vagas.

Localização
A torre fica na região do Grande Colorado, perto de Sobradinho. Localizado no ponto mais alto do Distrito Federal, esse terreno foi escolhido com ajuda da Agência Nacional de Telecomunicações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação