Cidades

Prudente renuncia à presidência da Câmara Legislativa

postado em 25/01/2010 10:46

Deputados Geraldo Naves e Raimundo Ribeiro (c), com o comunicado da renúncia de PrudenteO deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido) renunciou à presidência da Câmara Legislativa. A carta que comunica o afastamento do parlamentar foi lida, na manhã desta segunda-feira (25/1) pelo distrital Raimundo Ribeiro (PSDB), em uma reunião da Mesa Diretora. Com a renúncia, quem assume o comando da Casa, temporariamente, é o vice-presidente Cabo Patrício.

A carta de duas linhas foi assinada por Prudente na última quinta-feira (21/1), mas apenas com a leitura dela, esta manhã, o afastamento se confirma. Apesar de não ser mais presidente da Casa, o parlamentar permanece na Câmara até o fim do mandato, em dezembro deste ano.

Os parlamentares têm sete dias para eleger um novo presidente. Os nomes mais cotados para assumir o cargo são: Wilson Lima (PR), Eliana Pedrosa (DEM), Benedito Domingos (PP) e Batista das Cooperativas (PRP).

Afastamento
Desde o dia 18 de janeiro, Leonardo Prudente estava afastado da presidência da Câmara. A determinação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) atendeu a uma ação popular do advogado Evilázio Santos.

Ex-presidente da Câmara LegislativaO parlamentar chegou a entra com uma ação em que contesta a decisão. O argumento era de que a deliberação judicial viola o "princípio da separação dos poderes, do devido processo legal e do voto popular e soberano", além de tomar lugar do Legislativo local, o que é proibido pela Constituição Federal. Porém, o TJ manteve a decisão.

Há pouco mais de um mês, em 23 de dezembro, Prudente pediu a desfiliação do Democartas e, por isso, não poderá ser candidato nas eleições deste ano.

Denúncias
Leonardo Prudente é acusado de ser um dos beneficiados do suposto esquema de pagamento de propina no DF. Ele aparece em um dos vídeos entregues pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo, Durval Barbosa, à Polícia Federal guardando dinheiro nas meias. Para se defender das imagens, o distrital afirmou que escondeu a quantia em suas vestimentas uma vez que "não usava pasta".

Confira o video da denúncia

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação