Cidades

Mais uma tentativa de sequestro em Luziânia

Rapaz de 20 anos foi cercado por três carros, à noite, em parada de ônibus do Parque Estrela Dalva. Os gritos do pai do jovem afugentaram os supostos criminosos. A família precisou recorrer ao MP para conseguir registrar ocorrência policial

Helena Mader
postado em 01/02/2010 08:29

Casa de um dos garotos desaparecidos: até agora a polícia não tem nenhuma pista do que pode ter ocorridoEm meio ao pânico espalhado entre os moradores de Luziânia, um rapaz de 20 anos sofreu uma tentativa de sequestro na noite da última sexta-feira. Ele foi cercado por três carros em uma parada de ônibus do bairro Parque Estrela Dalva, o mesmo onde seis adolescentes desapareceram nos últimos 32 dias. Policiais civis estiveram ontem à tarde na casa da família da vítima para colher depoimentos. O garoto só conseguiu escapar porque seu pai, um comerciante de 46 anos, decidiu acompanhar o filho a distância até o ponto de ônibus. Ao ver a investida contra o rapaz, ele gritou e correu em direção aos supostos criminosos. Ao serem flagrados, os três carros saíram em disparada. Mas o comerciante conseguiu ver o rosto de um dos homens e ainda teve tempo para anotar a placa de um dos veículos.

A Polícia Civil já começou a investigar o caso para saber se ele tem relação com o sumiço dos outros jovens. Depois de passar o sábado tentando registrar uma ocorrência, o pai da vítima recorreu ao plantão do Ministério Público do Distrito Federal, que enviou um ofício a promotores de Justiça de Luziânia. Depois desse trâmite, policiais civis e um delegado estiveram ontem, por volta das 13h, na casa da família para ouvir os relatos da tentativa de rapto. Os agentes anotaram todos os detalhes, como a placa do carro. Segundo o pai do jovem atacado, a placa do veículo seria fria.

Rapaz de 20 anos foi cercado por três carros, à noite, em parada de ônibus do Parque Estrela Dalva. Os gritos do pai do jovem afugentaram os supostos criminosos. A família precisou recorrer ao MP para conseguir registrar ocorrência policialCuidado de pai
O jovem de 20 anos saiu de casa em direção ao trabalho por volta das 22h30 de sexta-feira. Desde que o desaparecimento de adolescentes da região virou notícia, o pai do garoto começou a acompanhá-lo até o ponto de ônibus. ;Ele ficava com um pouco de vergonha de eu ficar seguindo, mas aí eu ia a distância, por precaução. Estava em pânico que alguma coisa acontecesse com o meu filho e agora vejo que foi essa atitude que nos salvou;, conta aliviado, mas ainda nervoso, o comerciante. Ele não quis se identificar por medo de represálias.

Logo depois de chegar ao ponto de ônibus, que estava vazio, o jovem foi cercado por três carros, dois da cor prata e um preto. ;Eu vi a cena de longe e fiquei desesperado. Comecei a correr e a gritar. Tirei o chinelo para correr mais rápido e segurei na mão. Acho que os bandidos pensaram que poderia ser uma arma e ficaram com medo;, relembra o comerciante.

Antes que os três carros dispersassem, o pai do jovem conseguiu ver o rosto de um dos homens, que estava no banco do passageiro do veículo preto, possivelmente um Gol, de acordo com as duas testemunhas. ;Era um homem moreno, de nariz fino. Devia ter no máximo 40 anos, estava de boné azul e era muito forte;, afirma o pai do rapaz abordado pelos supostos criminosos. ;Consegui ver muito bem. Poderia reconhecer facilmente esse homem, se o encontrasse na rua;, garante o comerciante.

É impossível, por enquanto, afirmar que essa tentativa de rapto tenha relação com o desaparecimento dos seis adolescentes de Luziânia. Depois do desaparecimento dos seis outros jovens, já houve dois casos semelhantes ao desse fim de semana. Diante da falta de evidências, a Polícia Civil investiga toda e qualquer pista. No último dia 28, o funcionário de um supermercado contou à polícia ter visto Diego Alves Rodrigues, 13 anos, ao lado de um homem moreno, de estatura mediana, usando calça jeans e camiseta e que aparentava ter cerca de 35 anos. Segundo a testemunha, o homem carregava uma enxada e andava ao lado de Diego no dia do sumiço do menino.

Outra testemunha importante do caso é um menino de 17 anos, que diz ter sido abordado por dois homens, no dia 21 de janeiro, no Parque Estrela Dalva 4. Os suspeitos, segundo o jovem, estavam em um Vectra preto. Aproximaram-se do garoto e ofereceram emprego para ele em Brasília. Segundo o relato do adolescente, um homem era careca e o outro, cabeludo. Teriam prometido R$ 50 por meia hora de trabalho. O garoto fugiu correndo, contou o que aconteceu aos pais, que o levaram à polícia.

Pai do jovem abordado por supostos sequestradores precisou recorrer ao MP para conseguir registrar ocorrência policialInvestigações
Os pais e familiares dos adolescentes já prestaram depoimento, mas podem voltar a ser ouvidos. Um dos grandes desafios dos agentes é tentar relacionar todos os casos. Diego Alves Rodrigues, 13 anos, Paulo Victor Vieira de Azevedo Lima, 16, George Rabelo dos Santos, 17, Divino Luiz Lopes da Silva, 16, e Márcio Luiz de Souza Lopes, 19, desapareceram em dias e locais diferentes. Mas todos os casos foram no bairro Parque Estrela Dalva (veja arte).

Hoje, a partir das 9h, familiares desses seis jovens vão se reunir com representantes da Câmara Legislativa, da Câmara dos Deputados, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério Público de Goiás e do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (Cedeca). Essas entidades querem ajudar na busca pelos adolescentes e também prometem pressionar as autoridades de Luziânia por mais eficiência nas investigações. O encontro será no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na quadra 17, às margens da BR-040.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação