Cidades

Ex-diretor acadêmico do Cespe, Rabelo é isento de punição

postado em 02/02/2010 20:42
O então diretor acadêmico do Cespe, Mauro Luiz Rabelo, foi o único da direção envolvido no caso a não ser condenado no processo disciplinar. Rabelo receberia uma advertência ou afastamento temporário, mas tal sanção prescreve em dois anos a contar do fato denunciado. No Diário Oficial, o Ministério da Educação declarou "extinta a punibilidade" de Rabelo.

Rabelo, entre 2003 e 2005, foi responsável pela elaboração, revisão e impressão das provas aplicadas pelo Cespe, à frente da diretoria acadêmica. Em 2006, assumiu a direção-geral do Cespe sucedendo Romilda. Mas saiu desgastado com as irregularidades cometidas na gestão dela, a quem esteve subordinado quando era diretor acadêmico. A Comissão Disciplinar formada pela CGU e MEC avaliaram que Rabelo não teve participação direta em atos de corrupção, mas que teria cometido falhas administrativas ao não impedir a realização de procedimentos indevidos.

Rabelo afirma que não tinha conhecimento algum das irregularidades administrativas. "Não era a minha área. Eu ficava concentrado na elaboração das provas", disse ao Correio. Rabelo sentiu-se "aliviado" com a decisão do MEC, apesar de avaliar que não haveria motivo nem para sofrer uma advertência. "Sofri muito com toda essa situação. Me senti injustiçado. Meu trabalho sempre foi pautado pela correção. Trabalhava de domingo a domingo". Rabello é professor do Departamento de Matemática da UnB, o que ele pretende continuar sendo, sem querer ocupar cargos semelhantes ao do Cespe. "A cicatriz deixada é profunda. Mas fiquei feliz com as manifestações de apoio que recebi com a publicação da decisão", desabafou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação