Cidades

Visitas a obras e articulação política

postado em 14/02/2010 09:25
No dia em que comemorou 60 anos, o governador em exercício Paulo Octávio (DEM) trocou a viagem marcada com a família por trabalho. A prisão de José Roberto Arruda (sem partido) mudou os planos e a rotina do então vice-governador. Ontem, ele vistoriou obras no sistema viário de Brasília, teve reuniões com secretários do GDF e pediu ajuda para governar até as eleições de outubro. O apelo foi direcionado à população, aos colegas de outras legendas e até ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

[SAIBAMAIS];Não quero deixar a cidade parada diante da crise política;, afirmou. Segundo o atual chefe do Executivo local, a agenda será extensa até a quarta-feira de cinzas, quando terá encontros importantes para azeitar novas articulações. Durante o feriado, Paulo Octávio pretende visitar Arruda na Polícia Federal. ;Vou ver o melhor momento de visitá-lo;, afirmou.

O intuito de dar continuidade ao mandato iniciado pelo governador afastado será a prioridade de Paulo Octávio nos próximos 10 meses. Os quatro pedidos de impeachment protocolados na Câmara Legislativa contra ele não o preocupam: a renúncia do cargo foi descartada. ;Eles foram muito apressados. Estou no início do mandato;, reclamou. A sustentação dos pedidos de afastamento é o suposto envolvimento dele nas denúncias de pagamento de propina e corrupção investigados pela Operação Caixa de Pandora.

Paulo Octávio pretende fazer alterações no primeiro escalão e pediu aos titulares das 16 secretarias de governo que colocassem os cargos à disposição. O secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, já se afastou. ;Não quero trocar equipe. Apenas quero ter tranquilidade para fazer as composições políticas que serão necessárias;, disse.

O governador em exercício disse ter conquistado o apoio de quatro partidos (PPS, PTB, PSDB e PMDB). Na quarta-feira, se reunirá ainda com integrantes de outras 12 legendas para negociar condições que garantam a boa governabilidade da cidade. O assunto será discutido com o presidente Lula no mesmo dia. Na pauta do encontro presidencial, ainda há a ameaça de intervenção federal e os 50 anos de Brasília. ;Irei entregar uma carta a ele (Lula);, adiantou. Paulo Octávio visitou as obras da Linha Verde, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e na Estrada-Parque Guará (EPGU), em frente ao Zoológico. (Luísa Medeiros e Manoela Alcântara).

Sujeira no shopping
Vinte e cinco pessoas do Movimento Fora Arruda se reuniram ontem em frente ao Brasília Shopping para protestar contra a permanência de Paulo Octávio no comando do Governo do Distrito Federal. Os manifestantes jogaram ovos e despejaram 15 sacos cheios de lixo na entrada do estabelecimento, construído pela empresa do governador em exercício. ;Essa sujeira não é nem um centésimo da sujeira de Arruda e Paulo Octavio;, afirmou Walter Célio, um dos integrantes do movimento. No fim do protesto, os manifestantes limparam a sujeira que haviam espalhado. Eles justificaram que o objetivo do ato é demonstrar a indignação com as denúncias de corrupção que envolvem o GDF e não sobrecarregar os funcionários da limpeza do shopping.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação