Cidades

Paulo Octávio em dia D

Presidente Lula não recebe governador em exercício, que cada vez mais trabalha com a hipótese de renúncia. Até mesmo uma carta de despedida já foi escrita

postado em 18/02/2010 08:49

Estudantes são abordados por seguranças no CCBB: pressão para que o presidente Lula não receba Paulo Octávio em audiênciaO governador em exercício Paulo Octávio (DEM) passou a quarta-feira de cinzas conversando com amigos e aliados para definir seu futuro. Mais uma vez, ele não foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem espera receber apoio para continuar à frente do Governo do Distrito Federal (GDF). O encontro pode ocorrer nesta quinta-feira (18/2), mas não está garantido. De acordo com fontes do Palácio do Planalto, Lula estaria aguardando o desenrolar dos fatos antes de associar seu nome a Paulo Octávio, que é citado em vídeos em que aliados aparecem negociando supostas propinas com o ex-secretário de Relações Institucionais do DF Durval Barbosa.

Embora ainda espere apoio para governar, Paulo Octávio teme o surgimento de novas denúncias e cada vez mais pensa na possibilidade de renunciar e deixar o governo nas mãos do presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR). Para isso, já tem pronta uma carta de renúncia, que se juntou a outras duas: a que estava pronta para o caso de posse como governador em definitivo e outra para sua eventual expulsão do DEM.

Nas várias conversas que manteve ontem, Paulo Octávio foi aconselhado a renunciar ao cargo de governador. Na avaliação de seus conselheiros, com o governo desgastado, ele dificilmente conseguirá um clima de governabilidade que lhe permita administrar com tranquilidade até o fim deste ano.

Aos amigos, Paulo Octávio tem dito que está arriscando todo um patrimônio político e se sacrificando em busca dessa governabilidade. Tudo isso sem ser o governador em definitivo. Já começa inclusive a avaliar se vale a pena esse sacrifício. Também se mostrou muito chateado pelo fato de o DEM ser o único partido no qual alguns integrantes fazem barulho contra ele. Paulo Octávio tem dito a interlocutores que, até o momento, nem mesmo o PT se manifestou contra sua interinidade.

Planalto
Desde a última sexta-feira (12/2), Paulo Octávio aguarda ser recebido pelo presidente Lula. Ontem, apesar de a audiência não estar prevista na agenda palaciana, passou o dia à espera de um telefonema para ir ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde o presidente despacha. Oficialmente, a assessoria de Lula informou que a agenda do presidente sofreu atrasos, o que inviabilizou a reunião.

No entanto, dois fatos desmontam essa versão. Primeiro, Lula esteve ontem nas obras de reforma do Palácio do Planalto, visita que nem sequer constava de sua agenda oficial. Segundo, o incômodo provocado por um grupo de estudantes que se manifestou no CCBB, onde não existe uma entrada privativa ; para chegar ao local, Paulo Octávio seria visto pelos manifestantes e também pela imprensa.

O grupo de 20 estudantes levou faixas pedindo a saída do governador afastado José Roberto Arruda e um bolo com uma carta ao presidente. No documento, eles pedem que o presidente não receba Paulo Octávio em audiência. ;Diga-me com quem andas e eu direi quem és;, escreveram os estudantes na carta.


"Diga-me com quem andas e eu direi quem és"
Trecho da carta encaminhada por manifestantes ao presidente Lula

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação