Cidades

Prudente mantém os seus na Presidência

Renato Alves
postado em 19/02/2010 08:34
Enquanto Wilson Lima (PR) sonha com o cargo de governador do Distrito Federal, o deputado do dinheiro nas meias continua dando as cartas na Câmara Legislativa. Mesmo um mês após ser tirado da presidência da Casa pela Justiça, Leonardo Prudente (sem partido) mantém pessoas de sua confiança em cargos estratégicos do Legislativo candango. Inclusive na presidência, onde permanecem 13 dos seus antigos e fiéis assessores.

Até agora, Wilson Lima, que assumiu a presidência da Câmara em 2 de fevereiro, trocou somente o secretário-geral da gestão Leonardo Prudente. Lima manteve até o chefe de gabinete do colega, Jair Tedeschi. Coronel da reserva da Polícia Militar do DF, Tedeschi foi diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran) de abril de 2008 até o início de 2009. Deixou o órgão para trabalhar na chefia de gabinete de Prudente.

Flagrado em vídeo abarrotando os bolsos do paletó e as meias de dinheiro ; entregue por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do GDF ;, colocou pessoas de sua estrita confiança em cargos estratégicos do Detran quando Tedeschi era o diretor-geral do departamento. O plano de Prudente era facilitar a contratação de suas empresas de vigilância.

Desde que passou a ter ingerência no Detran, no início do governo Arruda, Prudente manteve familiares em cargos estratégicos do órgão. O deputado indicou, para presidir a Comissão Permanente de Licitação (CPL) ; que analisa contratos de prestação de serviço ;, Cristiano Gonçalves Menna Barreto. Ele é casado com Rosa Maria da Silva Menna Barreto, irmã de Conceição Ceolin Prudente, a mulher do deputado.

A desconfiança sobre as intenções de Prudente no Detran surgiu a partir de revelações feitas pelo ex-secretário Durval Barbosa ao Ministério Público. No depoimento prestado em 16 de setembro de 2009, Durval afirmou que Prudente comanda o Detran por meio de parentes e aliados com ;a finalidade de desviar dinheiro público;. Ele cita que isso ocorreu na Comissão de Licitação e na Ouvidoria do órgão, mas não especifica os nomes.

Em três anos, os contratos emergenciais do Detran e, portanto, com dispensa de licitação, quadruplicaram. Saltaram de R$ 11 milhões, em 2006, para R$ 46 milhões, em 2009. Uma ação ordinária apresentada pelo MP, de fevereiro de 2008, reforça as suspeitas dos interesses duvidosos de Prudente no Detran. O processo assinado pela promotora-adjunta Carina Costa Oliveira Leite descreve as circunstâncias da contratação da G6 Sistema de Segurança Integrada pela autarquia. A G6 foi criada por Prudente e repassada anos depois, quando ele se tornou deputado, aos nomes de amigos de sua família.

Sem mudança
Mas nada disso parece incomodar o atual presidente da Câmara Legislativa. Wilson Lima disse não ter intenção de mudar a equipe deixada por Prudente. ;São pessoas competentes;, elogiou. Tedeschi, que controla o acesso ao gabinete de Lima, diz não ter motivos para deixar o cargo. E considera isso um ato de bravura e lealdade. ;Nunca fui de fugir de nada, por isso continuo aqui;. Já Prudente continua indo à Câmara, segundo sua assessoria, mas ninguém o vê nos corredores, no plenário nem no cafezinho. Ele também não dá entrevistas. (RA)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação