Cidades

Avanço do consumo de entorpecentes foi tema de mais um debate promovido pelo Correio

Especialistas reafirmaram que é preciso a ajuda da sociedade

postado em 25/02/2010 08:58
Um encontro promovido pelo Correio na noite de ontem reuniu especialistas e leitores para debater o consumo de drogas no Distrito Federal, formas de prevenção e políticas públicas. A discussão faz parte do projeto Dois Pontos, promovido mensalmente pelo jornal para aproximar cada vez mais a sociedade da notícia. Participaram da discussão o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Valmir Lemos, o coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, e o promotor de Justiça do Ministério Público do DF, José Theodoro Corrêa de Carvalho. Entre os temas debatidos estavam o aumento do consumo de crack e a criminalidade. O debate foi mediado pela jornalista Samanta Sallum.

Pedro Gabriel, Samanta Sallum, Valmir Lemos e José Theodoro: reunir parceiros para enfrentar as drogasDurante a conversa, os convidados puderam expor opiniões e trocar experiências. O secretário de Segurança falou da importância de discutir o tema que tanto aflige a população brasiliense. ;Devemos conversar sobre prevenção, tratamento e buscar formas para que a sociedade se envolva cada vez mais nessa questão;, disse. Ele reafirmou a intenção da Secretaria de Segurança Pública de trabalhar a fundo o tema na busca de soluções para evitar que o número de usuários aumente. ;Temos que oferecer aos jovens outras atividades para que eles tenham um foco;, afirmou. O secretário citou importantes programas do governo que atendem à população como os projetos Picasso não pichava e Esporte à meia noite.

Álcool
Para Pedro Gabriel, o consumo de drogas se tornou um problema social. ;Ele é muito complexo no mundo inteiro e com muitos determinantes. O mérito da iniciativa é colocar o tema para o debate;, afirmou. Ele lembrou que é importante incluir o consumo de álcool nesse debate e falou sobre as experiências no Ministério da Saúde. ;Antes de 2002, não havia políticas para essa questão. Não havia um compromisso;, lamentou. Por essa razão, ele acredita que hoje falta ao órgão experiência para lidar com a questão.

Assim como os outros debatedores, o promotor José Theodoro enfatizou a importância da prevenção, principalmente nas escolas do DF. Ele acredita na importância de discutir o tema na tentativa de reunir parceiros para combater esse problema que provoca tanta violência. ;Não podemos só informar, temos que formar também. As pessoas têm que estar preparadas para recusar a droga, porque certamente vão oferecer;, disse. O debate também contou com a presença de representantes da Central Única das Favelas do Distrito Federal, Gilmara Keila Santos.

Acostumado a lidar com usuários de drogas, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Brasília, Saulo Santiago, participou do debate em busca de novas experiências. ;O projeto é altamente interativo. Esse tema me interessa bastante e só me enriquece;, disse. Uma dependência na juventude despertou em Saulo a necessidade de ajudar aqueles que se encontram em situação semelhante. Mas reconhece a dificuldade. ;Alguns especialistas já chegaram à conclusão de que o consumo de drogas é um problema pessoal, espiritual e social;, contou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação