Cidades

De matagal a Praça da Melhor Idade

Administração inaugura espaço no setor Taquari com equipamentos de ginástica voltados para idosos onde antes a vegetação atingia três metros de altura e havia lixo por toda parte

postado em 07/03/2010 08:44

A ginástica agora faz parte da vida de centenas de moradores do setor Taquari, no Lago Norte. Ontem foi inaugurado um espaço para a realização de atividades físicas. A chamada Praça da Melhor Idade conta com equipamentos voltados para o desenvolvimento corporal e mental dos idosos. ;Temos muita gente que fica dentro de casa sem ter o que fazer. A ginástica faz muito bem para a saúde e tenho certeza de que as pessoas vão utilizar bastante o espaço;, acredita a presidente do conselho comunitário do Taquari, Francisca Macedo Gonçalves, 39 anos.

A praça é uma reivindicação da comunidade há mais de dois anos. Antes, a área estava abandonada e servia como depósito de lixo. O matagal atingia três metros de altura, conforme relatos de quem mora próximo do local. Depois de autorizados pela administração do Lago Norte, os equipamentos de ginástica demoraram uma semana para serem instalados e a dor de cabeça dos moradores agora se transformou em alegria. ;Esse espaço vai unir mais as pessoas. Muita gente mora aqui há anos, mas não conhece ninguém;, disse Jussara Gonçalves, 47 anos.

Os aparelhos foram trazidos do Paraná e a expectativa é de que cerca de cem pessoas utilizem o espaço. O aposentado Mauro do Carmo Ribeiro, 77 anos, promete ser um frequentador assíduo. ;Antes, eu tinha medo de passar pela área porque, além do mato, tinha muito cachorro comendo coisa do lixo. Tinha que andar com um pedaço de pau na mão;, contou. A inauguração da praça foi marcada por uma feijoada, oferecida a R$ 10 por pessoa por um morador do setor.

No espaço onde a melhor idade fará exercícios físicos também está prevista a construção de uma escola e uma praça de recreação para crianças. Segundo o engenheiro da administração responsável pela obra, Olívio Zenckner, a novidade traz qualidade de vida para a população. Há cinco anos morando no local, o prefeito comunitário João Bosco Fernandes diz que faltava incentivo para as pessoas da melhor idade. ;É uma coisa muito boa. Fazendo ginástica, a gente se distrai e faz novas amizades também;, disse.

A festa de inauguração ocorreu na própria praça, em frente à capela Frei Galvão, no Conjunto 4 da Quadra 9 do Setor Taquari. Além da praça central, 2.750 metros de calçada construída ao redor do espaço foram inaugurados.


Itapoã
Procon Móvel atende comunidade

Pedro Brandt

Em circulação desde maio de 2009, o Procon Móvel tem como objetivo atender a população do Distrito Federal que não dispõe de uma unidade de defesa do consumidor na cidade onde mora. No sábado, a unidade móvel esteve entre 9h e 14h no Itapoã (na Área Especial 61, em frente ao Restaurante Comunitário), atendendo à solicitação da Subsecretaria de Programas Comunitários da Secretaria de Segurança Pública ; que, na ocasião, realizou evento voltado para o lazer das crianças da comunidade (com jogos de futebol, mesa de pingue-pongue, cama elástica, exposição de animais empalhados, apresentações cênicas e outras atividades).

Segundo Antônio Alberto dos Santos, coordenador do Procon Móvel, o número de pessoas que procuraram o serviço no sábado foi pequeno. ;É nossa primeira visita ao Itapoã. Muitas pessoas nem sabem o que é o Procon. Acredito que por isso o movimento foi pequeno;, comentou. Mas quem buscou o serviço pôde tirar dúvidas sobre a atuação do órgão e como utilizar seus serviços. O atendimento em si, no entanto, não pode ser realizado, já que a unidade não tinha acesso à internet disponível no local.

Morador da região, o autônomo Celino Leal Souza, 45 anos, foi uma das pessoas que aproveitaram a presença do Procon Móvel em Itapuã para obter algumas informações. ;Passei aqui para tirar algumas dúvidas sobre uma compra parcelada e também para saber qual é o procedimento para tirar o nome do Serasa;, contou. Para Celino, a presença da unidade na região administrativa serve como um incentivo para a população exercer seus direitos: ;Os mercados daqui têm muita sujeira, os produtos estragam. As pessoas têm que ficar atentas ao seu direito como consumidor;, ressaltou.

O Procon Móvel deve passar novamente pelo Itapoã na quarta-feira. ;Só dependemos de a administração daqui conseguir o acesso a internet para podermos fazer os atendimentos;, explica Antônio Alberto. O coordenador também adianta que o serviço receberá, até sexta-feira, um ônibus com quatro cabines de atendimento e uma sala de conciliação ; todos com conectados ao sistema Sindec (Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor). Até o momento, o Procon Móvel já passou por 24 regiões administrativas do DF e realizou mais de 4 mil atendimentos.

Para saber mais

Setor Taquari

Em 1997, com a aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal ; PDOT, a Câmara Distrital confirmou a criação dos Núcleos Rurais Remanescentes, ocupados, principalmente, por chacareiros produtores de hortifrutigranjeiros no Lago Norte. O Setor Taquari foi implantando por último, em 2002, e incorporou o antigo condomínio Hollywood. Hoje o espaço abriga mais de 500 casas prontas e outras 100 estão sendo construídas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação