Cidades

A um passo de ser mãe, capitu se torna vovó

A macaca ganhou primeiro neto antes do tempo previsto e pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento

postado em 08/03/2010 08:11
A macaca ganhou primeiro neto antes do tempo previsto e pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento Domingo era pra ser igual a tantos outros dias de sol bom no zoo. Mas, na casa de Capitu, tudo pode acontecer. E aconteceu. Aquela família enganou todo mundo. Até cálculos mais animados dos veterinários e biólogos. Que família, minha gente! De longe, Ésio Mendonça, de 49 anos, como faz sempre, foi levar o café da manhã à madame grávida, às filhinhas dela (e até então a Hamuta, dada como grávida também) e ao garanhão da vez, o poderoso Luís Pires. E a cena a que Ésio assistira quase fez virar a canoa do tratador.

Do lado de fora da casinha, andando em volta de ;alguma coisa;, estavam Capitu, uma das filhas e Luís Pires. Ésio se aproximou mais. E deparou-se com a outra filha de Capitu cuidando da cria recém-parida. ;Ela segurava o filhote e lambia ele todinho, para limpar;, conta o tratador. Protegida pela família, que a cercava em círculo, a babuíno-sagrado acarinhava-a de forma protetora. E tentava dar-lhe o peito abarrotado de leite.

Ésio não sabia se era sonho ou realidade. ;Não sabia se remava ou pegava o rádio para ligar para a veterinária. Fiquei numa emoção só;, diz. Que mãe e filha estavam prenhas todo mundo já sabia. Mas ainda, segundo cálculos dos especialistas, as crias eram esperadas pelo menos para o fim de maio e começo de junho. Lição número um: em se tratando de Capitu e de sua distinta família, nada é definitivo. Nada. Foi o que Ésio constatou, embasbacado, na manhã de ontem.

Ainda trêmulo, ele ligou para a veterinária Clareana Gelinski, 29 anos, que também é curadora de mamíferos do Zoológico de Brasília. Ele disse que a filha de Capitu havia parido. Aí, a veterinária perguntou, também surpresa: ;Não foi Capitu, Ésio? Você tem certeza que é a filha dela?;. Ésio ratificou. E, mais uma novidade: quem pariu não foi a filha mais velha. Foi a danada da macaquinha mais jovem ; nove anos na vida animal, o que equivaleria a 18 na humana. E não era a Hamuta, a mais velha, de 20 anos? Nunquinha, minha gente! Quem pariu ; confirmadamente ; foi Fernanda, a ninfeta da quarentona Capitu. É muita confusão. Melhor não se meter com essa família...

Caladinha, sem mostrar a barriga, a macaca deu um pinote em todo mundo. Provou que tem a quem puxar. A mãe dela, Capitu, revolucionou toda a literatura animal do mundo ao aprender a nadar para encontrar com o amante numa ilha próxima à sua. O fato é que a barriga de Fernanda mal apareceu durante os previstos 180 dias de gestação ; que podem ser antecipados ou adiados por mais uma semana. A danada ficou prenha do garboso Luís Pires, que veio de São Paulo com a missão explícita de copular com as filhinhas de Capitu.A macaca ganhou primeiro neto antes do tempo previsto e pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento

Só que, com o passado experiente que tem, quem primeiro ensinou a arte da sedução e o caminho da perdição ao mancebo virgem foi a quarentona Capitu. Só depois te ter passado pelo crivo dela, a macaca experiente o liberou para ficar com suas meninas. Liberou não é bem o termo. Ele só chegava junto quando Capitu, cansada de chamego, dormia ou fazia de conta que não via as investidas dele para suas doces e virgens filhinhas.

roteção total
O sexo da cria de Fernanda só será conhecido em três ou quatro meses. ;É quando o animal consegue andar e comer sozinho. Até lá, não se pode retirá-lo da mãe para verificar. O que percebemos é que é um macaquinho bem durinho;, comemora Clareana. Enquanto isso, o dia ontem no zoo foi de carinho extremado. Luís Pires, todo charmoso, rodava de um lado para o outro. Pai de primeira viagem é assim mesmo. Todo machão, o pirralho, quando vê uma capivara se aproximar, corre pro laguinho e começa a bater n;água, para espantar o animal. Dá-lhe, Luisinho! Quem te viu quem te vê.

Mas, como sempre, quem manda na situação e na ilha é Capitu. Essa prerrogativa ninguém vai tirar dela. Para proteger o primeiro netinho, ela não deixa nem o pai se aproximar muito. Quando sai de cena, Hamuta, a filha mais velha, exerce a função. A veterinária isolou toda a área próxima à ilha dos babuínos. ;Qualquer coisa nesse momento, inclusive gente por perto, pode estressar a mãe. Isso é um perigo. Ela pode abandonar o filhote;, esclarece Clareana. E prossegue: ;O que percebemos, até agora, é que ela não o rejeitou. Pelo contrário, anda com a cria agarrada a ela. Isso é um bom sinal;.

E Capitu? ;Pode parir a qualquer momento. Melhor não mais estipularmos data. A barriga está mais baixa, as mamas muito cheias e isso significa que poderá dar à luz rapidamente;, comenta Clareana. Melhor mesmo nunca mais falar em prazo com a babuíno-sagrado mais famosa do país. Ela já provou que o tempo é dela. Primeiro nadou (e primatas não nadam) para encontrar o amante, Eliseu, um babuíno-verde. Quando retornava à sua ilha, era recebida aos sopapos por Otelo, o marido traído.

Quiseram separá-la do amante. Entristecido, ele parou de comer e morreu de pneumonia, naquele 1998, ano em que descobriu a paixão pela macaca revolucionária. Ela voltou à vidinha sem emoção ao lado dele. Teve mais um filho (que hoje mora num zoo de São Paulo). Em 2002, velho e abatido, Otelo morreu. Capitu seguiu, apenas cuidando das filhas. Mas eis que o zoo importou Luís Pires, para aumentar a espécie ; com as filhinhas dela. [SAIBAMAIS]

Detalhe: apostaram que a quarentona havia encerrado a vida de loucuras, paixão e sexo. Ledo engano. Ela botou pra quebrar de novo. Traçou o mancebo e lhe ensinou tudo que uma macaca experiente sabe. Ela fez loucuras com ele. O jovenzinho enlouqueceu. Partiu pra cima geral da família toda. Deu no que deu. E vai dar mais. ;Ele também copulou com a Hamuta.; Ah, meu Deus! Mais confusão. Mais um netinho pra Capitu, que, ontem, barrigudona, andando devagar, na iminência de parir, virou apenas uma vovozinha das mais sérias e dedicadas. Essa Capitu, minha gente, é fogo. E gente, quase gente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação