cidades df

Estudantes da UnB protestam contra a violência à mulher no campus

Publicação: 19/03/2010 18:39 Atualização: 19/03/2010 18:50

Mais de 100 estudantes da Universidade de Brasília (UnB) protestam contra a violência à mulher no campus, na tarde desta sexta-feira (19/3). As manifestantes se concentraram por volta das 17h no Ceubinho e as 18h chegaram à reitoria para entregar documento pedindo providências imediatas de segurança. No momento, elas estão no auditório da reitoria, onde leem as reivindicações para o reitor José Geraldo de Sousa Júnior.

Entre os pedidos está a contratação de vigilantes mulheres, que entederiam melhor a vulnerabilidade e as situações de perigo enfrentadas pelas estudantes, além de mais iluminação no campus. Elas pedem também que a reitoria cobre dos responsáveis pelo terreno baldio, onde uma estudante de letras foi violentada e que dá acesso a L2 Norte, que limpem o local, pois acreditam que o mato alto facilita os ataques. Mais tarde, as estudantes pretendem realizar uma vigília no local onde ocorreu o estupro.

Estupro


O protesto foi desencadeado após uma universitária ser vítima de violência sexual nas proximidades da universidade. Na noite de segunda-feira (15/3), uma estudante do curso de letras foi estuprada no terreno baldio da 606 Norte, usado por universitários para chegar até a parada de ônibus da L2 Norte.

Até esta sexta, o agressor não havia sido identificado. Na terça-feira (16), um suspeito foi levado à delegacia, mas a vítima não o reconheceu. Pela descrição da aluna, o autor do estupro é careca, moreno, magro, com 1m68 de altura e idade entre 23 e 25 anos. Ele vestia calça jeans e tênis.

Repúdio

Nesta quinta-feira (18) o Instituto de Letras divulgou carta em repúdio ao estupro sofrida pela estudante. Segundo o documento já não é a primeira vez que uma estudante da universidade sofre este tipo de violência. "Constatamos, com enorme consternação, que não é a primeira vez que uma estudante do nosso Instituto é vítima de violência sexual no caminho entre a UnB e a via L2. É bom lembrar que este é o trajeto percorrido, diariamente, por um grande número de estudantes dos cursos noturnos que dependem das linhas de ônibus que atendem a via L2 para retornar às suas respectivas residências".

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: marta souza
Até concordo com a Aline mas no caso o policiamento deve ser ostensivo (PM). Realmente o DF precisa de mais policiais civis. | Denuncie |

Autor: Aline Aline
falta segurnça em todos os lugares e mesmo assim 380 novos AGENTES DE POLICIA AGUARDAM POSSE DESDE DEZEMBRO!!!!! NOMAÇÃO JÁ!!!!!! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.