Cidades

Ceilândia comemora 39º aniversário

postado em 26/03/2010 19:57

Os moradores de Ceilândia irão festejar o 39; aniversário da cidade, comemorado neste sábado (27/3). A Administração Regional de Ceilândia preparou uma programação para este final de semana com atividades esportivas, desfile cívico e campeonatos. Na região administrativa, localizada a 25km de Brasília, vivem cerca de 400 mil pessoas.

Neste sábado (27/3), será realizada a 4; Copa de Futsal, no Sesc de Ceilândia. No domingo (28/3), a programação inclui a Corrida do Coração, que chega à 5; edição, o Desfile Cívico, no Ceilambódromo, e o Campeonato de Futebol Society de Ceilândia, na praça poliesportiva. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas participem da comemoração.

A dona de casa Rosângela de Assis, 38, mora na cidade desde que nasceu. Foi em Ceilândia que cresceu, trabalhou e construiu a família. ;Gosto muito daqui. Faz parte da minha vida, da minha história;, afirma. Segundo Rosângela, o grande problema de Ceilândia é o tráfico de drogas. ;Os jovens começam muito cedo, as drogas circulam com muita intensidade. Isso é muito triste para nossa cidade;, relata.


De acordo com agentes da 15; Delegacia de Polícia são registrados diariamente cerca de 40 ocorrências. O crime de maior incidência é o furto. Segundo o delegado adjunto, Gustavo Gomes, a segurança é realizada constantemente para tentar combater a criminalidade. "No entanto, isso é um caso que precisa ser resolvido com políticas públicas, como educação, desemprego, lazer", ressalta.


História


Com apenas nove anos de fundação, Brasília tinha cerca de 80 mil pessoas morando em barracos. Com a intenção de diminuir o problema foi criada a Campanha de Erradicação de Invasões ; CEI. Em 1971, vários lotes estavam demarcados para realizar a transferência dos moradores das invasões

Em março do mesmo ano, ocorreu o processo de assentamento das vinte primeiras família da invasão. O Secretário Otomar Lopes Cardoso chamou o novo local de Ceilândia, inspirado na sigla CEI e na palavra de origem norte-americana ;landia;, que significa cidade. De acordo com a Administração Regional de Ceilândia, a primeira família foi assentada em Ceilândia Sul.

Ficha técnica


Habitantes: 400 mil
Área: 2,7 mil hectares
Centros de Saúde: 12
Hospital Regional: 1
Escolas públicas: 90
Quadras de esporte: 70
Vilas olímpicas em construção: 2
Igrejas católicas: 37
Igrejas evangélicas: cerca de 300
Pontos Turísticos: 19

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação