Cidades

TRF promove plantio de árvores em parque de Taguatinga

Intenção é compensar emissão de dióxido de carbono

postado em 26/03/2010 12:04
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1; Região promove o plantio de 700 mudas de árvores do Cerrado no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, cidade a 25 quilômetros de Brasília. O presidente do TRF, Jirair Aram, plantou a primeira muda, de jatobá, hoje (26) de manhã. O objetivo da iniciativa é compensar a emissão de dióxido de carbono e conservar a mata nativa do Cerrado para as futuras gerações.

Segundo o presidente do TRF, é importante criar uma relação melhor entre o Judiciário brasileiro e as causas do meio ambiente. ;Esperamos que essa iniciativa seja adotada por outros órgãos governamentais, porque temos que pagar o débito de nossas atividades exploratórias sobre o meio ambiente;, afirmou.

O presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram), Gustavo Souto, disse que o Cerrado, como bioma, é um dos mais ameaçados do mundo. ;Se a exploração do Cerrado continuar como está, daqui a 30, 40 anos, ele pode desaparecer. Só no DF, 70% da mata do Cerrado desapareceram;, contou.

As 700 mudas serão plantadas no decorrer dos próximos dias às margens do Córrego Cortado, em uma faixa de preservação dentro do Parque Onoyama. ;As futuras gerações têm o direito de conhecer o Cerrado e essa iniciativa é uma pequena ajuda para isso;, disse o presidente do Ibram, que chamou a atenção para a pouca verba destinada à preservação de parques ecológicos no DF.

De acordo com o TRF, 396 toneladas de dióxido de carbono foram emitidas pelo órgão de 2008 a 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação