Cidades

Mais uma vez, elevador da Torre de Televisão está quebrado

Não há previsão para conserto

postado em 01/04/2010 08:24

Funcionando desde fevereiro de 1968 sem atualização, o elevador está com seu equipamento defasadoTuristas e visitantes que quiserem conhecer a Torre de TV no feriado da semana santa só poderão fazer metade do passeio. Ao chegar à porta do elevador que dá acesso ao mirante, todo mundo se depara com o aviso: ;Equipamento em manutenção para sua maior segurança;. Porém, segundo feirantes e ambulantes, o elevador está quebrado e não funciona desde 23 de março. O defeito interditou o ponto de visitação e revolta quem vai ao local para desfrutar da visão panorâmica da cidade. A situação incomoda não só quem passeia, como os feirantes, que reclamam do baixo movimento por conta do problema. O único elevador em funcionamento para visitantes é o do Museu das Gemas, que só pode ser utilizado ao custo de R$ 3.

Elisângela de Freitas Barbosa, 36 anos, saiu do Rio de Janeiro para vir a Brasília pela primeira vez e se decepcionou com o que viu. ;Achei que ia voltar para casa contando que visitei todos os pontos turísticos da cidade, mas esse elevador quebrado estragou o passeio. Espero que da próxima vez esteja funcionando.; Sua irmã, Andréa Barbosa, 38, mora no Guará há 15 anos e ficou envergonhada ao trazer Elisângela ao local. ;É muito chato levar a família para conhecer Brasília e se deparar com isso. Queria mostrar a bela paisagem que se pode ver lá de cima, mas não vai dar. A Torre está muito malcuidada;, aponta.

A Brasiliatur, responsável pela administração da Torre de TV, informou que uma equipe de técnicos foi ao local no último dia 24. No maquinário, eles constataram um curto-circuito provocado pelas variações da energia dos últimos dia. De acordo com o órgão, o equipamento está em funcionamento desde 2 de fevereiro de 1968. Além das constantes oscilações de eletricidade, as engrenagens sofrem com o desgaste natural do tempo. Como o aparelho é muito antigo, o reparo é de alto custo e as peças não são encontradas facilmente para realizar a troca. Segundo a Brasiliatur, o conserto já foi providenciado, mas não há previsão de quando será feito.

Decepção
A falta de explicações incomodou a turista Carla Alves, 45 anos. A porto-alegrense não conhecia Brasília e se indignou com o fato. ;Ouvi falar sobre a bela visão do mirante e vim conferir. Quando cheguei, disseram que o elevador estava parado e não havia previsão para voltar a funcionar. É assim que cuidam das coisas no coração da capital federal?; Maria José Campos Ferreira, 41, veio de Mimoso do Sul (ES) e já esteve na cidade. Ela só quis visitar a Torre de TV desta vez, mas ficou decepcionada. ;Nem tentei subir porque os feirantes já nos avisaram logo sobre o problema no elevador. Não sei se algum dia vou voltar a Brasília e fico triste por não poder ir até o mirante;, lamenta.

Quem trabalha no local reclama que a paralisação do elevador é apenas mais um dos problemas na Torre. O ambulante Vanílson José da Silva Lopes, 33 anos, conta que os turistas ficam revoltados com a situação dos banheiros subterrâneos. ;Os banheiros quase nunca têm papel. Demoram para ser limpos e ficam num lugar extremamente quente. É impossível que alguém saia satisfeito daqui desse jeito;, diz. Ele também reclama da má conservação das calçadas.

A balconista do estande da Brasiliatur responsável por visitas de ônibus, Raíssa Oliveira, 18, conta que escuta reclamações frequentemente sobre as dependências da Torre. ;Ouvimos os protestos dos turistas, mas não sabemos o que responder. Aos fins de semana, formam fila para visitar o mirante. Neste feriado, pelo visto, vamos ouvir bastante. Isso não podia ficar assim.;

O feirante Eliseu José de Sena, 57 anos, vende objetos de artesanato na área há 30 anos. Segundo ele, a administração da Torre não está dando a devida atenção aos problemas. ;Está tudo abandonado. O calor e a sujeira nos banheiros são detalhes. Para chegar até lá, os turistas passam por paredes com fiações expostas que são um perigo. Durante a semana, falta policiamento e o lugar fica cheio de mendigos e drogados. Isso afeta nosso trabalho e o passeio dos turistas. É triste ver Brasília assim perto de seu aniversário.;

Para saber mais
O topo do DF
Situada entre a Estação Rodoviária e a Estação Rodoferroviária, a Torre de Televisão é um projeto de Lucio Costa. Inaugurada em 9 de março de 1976, a Torre de TV é o ponto mais alto de todo o Plano Piloto, com 224 metros. Seu mirante, localizado a 75 metros, tem capacidade para 150 pessoas e oferece uma visão completa do Eixo Monumental. Construída em duas etapas, a Torre é uma referência de Lucio Costa à Torre Eiffel, em Paris. No primeiro, andar funciona o Museu Nacional de Gemas. No térreo, em volta da torre, realiza-se a mais tradicional feira de artesanato de Brasília nos fins de semana, conhecida como Feira da Torre. Ali se encontra ainda a escultura Era espacial, de Alexandre Wakenwith.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação