Cidades

Laudo preliminar do IML mostra que Kelma Macedo morreu de embolia pulmonar e pneumonia

Ela se submeteu a uma lipoescultura em Goiânia no dia 26

Juliana Boechat
postado em 04/04/2010 08:22
Após passar por perícia no Instituto de Medicina Legal (IML), o corpo de Kelma Macedo Ferreira Gomes, 33 anos, assessora do ministro das Cidades, Márcio Fortes, foi velado e enterrado no Cemitério de Taguatinga na tarde de sábado (3/4). Kelma morreu por volta de meio-dia da última sexta-feira em decorrência de uma pneumonia e embolia pulmonar, segundo laudo preliminar do IML entregue ao Ministério Público do DF. Sete dias antes, ela havia passado por uma lipoescultura(1) no Hospital Goiânia Leste, na capital goiana. O MP e a 23; Delegacia de Polícia (P Sul) investigam o caso. O promotor de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida), Diaulas Ribeiro, chamará os envolvidos para depor nas próximas semanas. Para ele, a morte de Kelma está relacionada à cirurgia.

Enterro de Kelma, que era assessora do ministro das Cidades, ocorreu em TaguatingaA família passou a manhã de ontem no IML à espera da liberação do corpo. Durante a tarde, na Capela 3 do Cemitério de Taguatinga, o marido e parentes de Kelma participaram, emocionados, do velório. O enterro ocorreu às 18h. Segundo a tia de Kelma, Leila Cardoso, 47 anos, a assessora consultou médicos em Brasília e em Goiânia antes de realizar a operação. O cirurgião do hospital goiano, no entanto, teria sido o único a concordar com a plástica na barriga de Kelma. ;Os especialistas de Brasília disseram que não tinha necessidade da operação. Como a irmã de Kelma já tinha operado com esse médico, indicou a irmã e ela foi até lá. Não tem nada a ver com o preço;, contou Leila, revoltada com a morte da sobrinha. O médico também possui uma clínica em Brasília.

A análise cadavérica do corpo começou por volta das 8h30 e terminou pouco antes do meio-dia de ontem. Diaulas esteve no IML para realizar procedimentos burocráticos da perícia e conversou com a família. ;Dei apoio ao marido e garanti que vamos partir para cima da investigação. Continuo achando que a cirurgia tem nexo casual com a morte de Kelma. A informação da tia só confirma isso;, explicou. O marido e a maioria dos parentes negam relação entre a cirurgia e a morte de Kelma. Eles só deverão se pronunciar após o resultado do laudo do IML, que será liberado dentro de 15 dias. A partir de então, o Ministério Público decidirá se a investigação deve continuar em Brasília ou em Goiânia.

Silêncio
Os diretores dos hospitais pelos quais Kelma passou nas duas últimas semanas permanecem em silêncio sobre o caso. O Hospital São Francisco, em Ceilândia, onde a assessora deu entrada na última terça-feira com o quadro de embolia pulmonar, não atendeu ontem as ligações do Correio. O centro de saúde de Goiânia está [SAIBAMAIS]funcionando durante o feriado e o fim de semana com apenas um médico de plantão. O recepcionista informou à reportagem que a diretoria da unidade hospitalar só deverá se pronunciar amanhã. O médico responsável pela cirurgia não foi encontrado.

O corpo de Kelma foi encaminhado ao IML por determinação do promotor Diaulas. Nascida na Paraíba, a assessora acompanhava o ministro Márcio Fortes havia oito anos. Casada, deixou dois filhos: uma menina de 8 anos e um menino de três. Com a cirurgia marcada para o último dia 26, ela voltou mais cedo do Rio de Janeiro, onde acompanhou Márcio Fortes no Fórum Urbano Mundial. Kelma chegou ao hospital em Goiânia com o marido, Fredson Gomes, 37 anos, por volta das 19h de 25 de março. A cirurgia começou às 6h30 do dia seguinte. Durou 3h. Logo em seguida, a paciente teria sido liberada pelo médico. Kelma voltou a Brasília de carro na manhã do sábado, às 8h. Na terça-feira, deu entrada no hospital particular de Ceilândia com falta de ar. Poucos dias depois, o quadro de saúde evoluiu para pneumonia.

1 - Modelagem
A lipoescultura é o ato de contornar o corpo de uma pessoa com cirurgias plásticas diversas. Kelma gastou cerca de R$ 9 mil para retirar gordura dos braços, das pernas, das costas, da barriga e colocar silicone nos seios, segundo pessoas próximas da família. De acordo com cirurgiões plásticos, pacientes de lipoescultura costumam receber alta 24h após a intervenção. Cabe, então, ao médico e ao paciente entrar em um consenso sobre os cuidados do pós-operatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação