Cidades

Mesmo vovozinha, na área dos babuínos do Zoológico é Capitu quem manda

Enquanto espera dar à luz (os veterinários do zoo apostam que ela está grávida), aos 40 anos, a babuína mais famosa do país ensina a filha a cuidar do neto com esmero de macaca experiente. Nem mesmo o pai chega perto

postado em 04/04/2010 08:39
A família inteira reuninda. Capitu, de olho nas investidas de Luís Pires (E) que tenta pegar o filhote da mãeEla continua dando as ordens na casa. E na família inteira. A filha pariu, mas é ela quem ensina a inexperiente macaquinha a cuidar da cria. Tem sido assim há 28 dias, desde o nascimento do filhote de Fernanda, a filha mais velha. Foi ela quem ensinou a primogênita a segurar o bebê e a dar as primeiras mamadas. E detalhe: ela não deixa nem o pai, o serelepe e fogoso Luís Pires, chegar perto. Nem a tia, a piriguete Hamuta. Quem é ela? Vocês sabem. É Capitu, a sempre Capitu. A macaca mais famosa do Zoológico de Brasília ; e de todo o país. A babuína-sagrada que obrigou estudiosos a reverem todos os conceitos e as teorias sobre primatas.

Na manhã de sábado (3/4), ela aprontou um barraco daqueles na ilha. Luís Pires, todo saliente e achando-se agora o rei do pedaço, quis pegar o filhote entranhado na barriga de Fernanda (é assim que babuínos-sagrados, quando recém- nascidos, se acasalam com as mães). O pai, todo moleque, queria brincar com o filhão. Coisas de pai embasbacado com a cria. Sabe pai de primeira viagem que leva o rebento pra rapaziada conhecer em dia de Fla x Flu, no boteco da esquina? Assim é Luís Pires. Todo convencido.

A mãe, quando ele chegou perto, gritou. Hamuta, a tia piriguete, também quis se meter na conversa. E quando a confusão se forma na casa de Capitu, sai de baixo. E foi ela, claro, a Capitu de todas as horas, quem resolveu a parada. Colocou, literalmente, todo mundo pra correr.

Dona de si, cuidou do filhote ; os veterinários ainda não sabem o sexo do bebê porque não podem retirá-lo da mãe nos quatro primeiros meses de vida. Ela pode, se isso acontecer, rejeitá-lo. Pois bem, pouco a pouco, Capitu permitiu que todos voltassem. Fernanda aconchegou o filho na barriga. Hamuta, ao lado, ajuda a irmã a cuidar do sobriho. Até Luís Pires se chegou aos poucos. Cena impressionante foi ver, certa hora, Fernanda amamentando a cria e ao mesmo tempo tirando piolho nas costas de Hamuta. Família unida é assim mesmo.

É, está tudo muito bem, tudo muito bom, mas aquela casa poderá ficar ainda mais animada nos próximos dias. A danada da Capitu, garantem veterinários e biólogos do zoo, está gravidíssima. A suspeita foi levantada em janeiro, quando ela começou a apresentar os primeiros sintomas: barriga saliente e mamas dilatadas (ver fac-símile, com reportagem exclusiva do Correio). Mas, em função da própria suspeita, retirá-la da ilha e submetê-la a um exame de ultrassonagrafia seria bastante arriscado. Isso lhe causaria um grande risco. Então, o tempo dirá...

O carioca Eduardo Franco trouxe toda a família para ver de perto CapituPara a curadora de mamíferos do Zoológico de Brasília, a veterinária Clareana Gelinski, 29 anos, a gravidez da macaca é quase certa: ;Ela copulou e todos os indícios levam a crer que esteja prenha mesmo;. Ainda de acordo com os cálculos dos especialistas, até o fim deste mês ; no máximo começo de maio ; a arrebatadora Capitu dará à luz.

E, se isso acontecer, na idade em que mais todo mundo apostava que a criatura havia esquecido daquilo. Aos 40 anos na idade humana (na contagem animal ela tem 20 e dobra-se o tempo), era pouco provável que Capitu ainda fosse pegar barriga. Mas, para quem, no inesquecível ano de 1998, aprendeu a nadar para viver tórridas cenas de amor com o amante, tudo é provável. Em se tratando de Capitu, a agora vovozinha, nada é definitivo.

Arte da sedução

E sabem quem é o pai do suposto filho de Capitu? Ele, o fogoso Luís Pires, o macaquinho que veio de um zoo do interior de São Paulo para copular com as filhas da dona da casa. Mas, como chegou ainda inocente, só brincava com as filhinhas da matriarca. E ela olhava, admirando a amizade das ;criancinhas;. Só que Fernanda ficou mocinha. Hamuta também. E Luís Pires começou a falar grosso. Esperta, percebendo o interesse dele pelas suas macaquinhas virgens, Capitu não hesitou.

O passado dela voltou à tona (ah, o passado de Capitu). Quem não se lembra de quando ela apanhava do marido, mas nem por isso deixava de nadar para ir ao encontro do amante. Podem falar o que quiserem, mas Capitu amou demais, amou desavergonhadamente. Ficou viúva do amante, ainda naquele 1998, que morreu de paixão, depois que a direção do zoo resolveu separá-los, alegando preservação da espécie. E viúva do sisudo marido, em 2002.

[SAIBAMAIS]Pois bem, imbuída de fortes emoções do passado, a danada seduziu o macaco que se metia a garanhão dentro de sua casa. Ensinou a ele os segredos do pecado e a arte da sedução. Luís Pires, minha gente, enlouqueceu. E pimba! Não perdoou ninguém. Traçou a família inteira. Virou o rei do pedaço, depois de Capitu, claro, a rainha de todos os pedaços.

E é essa história ; engraçada, enlouquecida e, até por isso, muito humana (há quem aposte que Capitu é gente) ; que atrai multidão ao zoo. Na manhã de ontem, uma família inteira se deliciava por conhecer de perto a famosa macaca e sua prole. O funcionário público Eduardo Franco, de 30 anos, carioca que há 10 meses mora em Brasília, levou a namorada, Thaís Paladino, 22, a mãe dele, Regina Maura, 70, a irmã, Elisabete, 39, e o cunhado André Longobradi, 35, para um passeio pela ilha da babuína-sagrada.

Com máquinas digitais a tiracolo, todos não perderam um só momento. ;Só viemos ao Zoológico por causa dela. Ela é sensacional. Repete as coisas que acontecem com o ser humano. Tem desejo, atração, traição...;, avalia Eduardo, enquanto contava aos parentes detalhes sobre a epopeia da tresloucada macaca que arrebanha fãs por todos os lugares. E assim, no aguardo de novos capítulos (está mesmo grávida?), Capitu, hoje vovó, segue sua trajetória. É única. E será sempre a macaca mais revolucionária que aquele mundo animal já produziu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação